Melhor academia do mundo celebra 12 anos de vida

O sonho de erigir um centro de treino com as condições necessárias para o desenvolvimento de jovens jogadores e que também servisse de caixa-forte para a equipa profissional de futebol foi tornado realidade no dia 22 de setembro de 2006. Este sábado, o Caixa Futebol Campus completa 12 anos de vida… e tantas histórias para contar!

Apesar de o conceito permanecer inalterado desde o primeiro dia – Formar a Ganhar –, muita coisa mudou no Seixal. Gradualmente, várias obras têm sido levadas a cabo com o intuito de melhorar as instalações.

Mais do que nunca, o Caixa Futebol Campus está de saúde e recomenda-se. O investimento feito no aumento do número de camas, do alargamento do refeitório e da criação de um edifício para a parte técnica, aliado ao projeto do Colégio, reforçou a vontade do presidente Luís Filipe Vieira de tornar o Seixal “o coração do Benfica”.

Caixa Futebol Campus

Conforto aliado à funcionalidade

Com condições de excelência, além de acolher a equipa principal do SL Benfica, nas suas múltiplas sessões de trabalho ao longo de toda a temporada desportiva, é a casa de todo o futebol encarnado, acolhendo ali muitos dos elementos integrantes das equipas de Formação. Concilia o conforto de uma casa com a funcionalidade e flexibilidade do local de trabalho.

Áreas técnicas, como o ginásio, as salas de tratamento, massagens e piscina e ainda outras zonas dedicadas ao estudo e ao lazer fazem parte deste moderno complexo, bem como um espaço reservado para as refeições dos atletas, proporcionando um serviço de excelência.

O Caixa Futebol Campus é ainda valorizado pela integração de um edifício para os serviços administrativos, departamentos de futebol Profissional e do futebol de Formação, e um outro com vista ao uso exclusivo dos profissionais da Comunicação Social que acompanham o Clube.

O Caixa Futebol Campus tem vindo a crescer de forma gradual desde a sua inauguração, sendo que foi distinguido como Academia do Ano em dezembro de 2015.

Jovens referências

Em 12 anos, o Centro de Formação e Treino do Seixal foi o lar de muitos jovens que trabalharam arduamente para terem sorte numa realidade de exigência máxima.

Devido aos valores envolvidos nas suas transferências, é provável que Ederson, Nélson Semedo, Lindelöf, Renato Sanches e Gonçalo Guedes tenham sido as mais mediáticas. No entanto, é impreterível referir os casos de João Cancelo, Bernardo Silva, André Gomes, que estão contratualmente ligados a três colossos do Velho Continente (Juventus, Manchester City e Barcelona, respetivamente).

Outros, como Rony Lopes (Mónaco), Hélder Costa (Wolverhampton) e João Carvalho (Nottingham Forest), foram paulatinamente trilhando ou estão a trilhar os seus caminhos em palcos mediáticos diferentes, mas são hoje nomes importantes e referências nas suas formações.

Atualmente, no plantel principal das águias estão seis elementos feitos ou desenvolvidos na Formação do CFC: Bruno Varela, Rúben Dias, Yuri Ribeiro, Alfa Semedo, Gedson e João Félix.

12 anos de CFC, 12 declarações

Luís Filipe Vieira

“A perspetiva que temos de cada vez mais investir nesta casa e neste espaço aqui. O coração do Benfica será no Caixa Futebol Campus.”

Bernardo Silva

“Olhamos para o CFC e percebemos a razão por que o Benfica se tornou numa das melhores escolas de formação do mundo. Tudo devido ao trabalho do presidente Luís Filipe Vieira e de toda a direção do Clube.”

Ederson

“Além de formar grandes jogadores, o Benfica forma grandes homens.”

Renato Sanches

“O Caixa Futebol Campus tem excelentes condições para que os jogadores só se concentrem em jogar futebol. Os jogadores sentem que, com tempo, têm as suas oportunidades.”

Gonçalo Guedes

“Não falta ali nada, é um dos melhores do mundo e isso foi muito importante no meu crescimento. Foi das melhores coisas que o Presidente fez nestes 14 anos.”

Ivan Cavaleiro

“Destaco as condições de trabalho do CFC. Prova disso são os frutos que estão a ser colhidos agora. Ali formam-se jogadores e homens. É um dos melhores centros de estágio do mundo.”

José Mourinho

“Consegue-se ver talento e fundamentalmente nota-se uma filosofia desportiva no Benfica.”

João Cancelo

“A aposta que o Benfica tem feito na formação mostra que está a trabalhar bem nas camadas jovens. Tem muitos jogadores de qualidade e deve continuar a apostar na juventude que aí vem. Está a trabalhar muito bem e é mesmo esse o caminho.”

Miguel Vítor

“No Caixa do Futebol Campus existem todas as condições para se trabalhar. Hoje em dia qualquer miúdo sabe que o Benfica tem as melhores condições.”

Luís Campos

“O que o Benfica está a fazer, formando e ajudando a equilibrar as contas, para que seja mais forte, é um trabalho extraordinário.”

Luiz Felipe Scolari

“O Benfica investe de uma forma correta na formação, com um centro de treino que era inimaginável. Muito bom, muito bonito e muito organizado.”

The Guardian

“Há um nível de respeito ao redor do Clube. Os jovens sabem que o seu desenvolvimento está em boas mãos.”

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.