Um ano de Rúben Dias ou a ascensão de um central de topo

thumbs.web.sapo.ioFoi há exatamente um ano. Às 18h15 do dia 16 de setembro de 2017, no instante em que a bola rolou na visita do Benfica ao Estádio do Bessa, Rúben Dias dava o primeiro passo para criar raízes no eixo defensivo das águias, numa aposta firme de Rui Vitória em mais um talento do Caixa Futebol Campus.

Neste espaço temporal, Rúben Dias alinhou em 38 jogos da equipa benfiquista e marcou quatro golos, num total acumulado de quase 3500 minutos de competição ao mais alto nível.

Fruto do rendimento, mereceu um lugar entre os 23 jogadores que serviram Portugal no Mundial 2018, na Rússia. Nos recentes dois compromissos da Seleção Nacional, foi contemplado com a titularidade no eixo da defesa e averbou 180 minutos pela equipa das Quinas, sendo um dos rostos da renovação.

Rúben Dias

Um sábado como ponto de partida

Num jogo a contar para a 6.ª da Liga NOS 2017/18, no Estádio do Bessa, Rúben Dias fez o primeiro jogo ao mais alto nível pelo Benfica, em 16 de setembro de 2017, um sábado. Titular na visita ao Boavista, alinhou ao lado de Luisão no centro do quarteto defensivo das águias, numa partida arbitrada por Artur Soares Dias e presenciada por 12 312 espectadores. Fez os 90 minutos.

Rúben Dias

Acende-se a Luz

Depois da estreia absoluta, Rúben Dias pisou pela primeira vez o relvado do Estádio da Luz com a camisola principal dos encarnados. No dia 20 de setembro de 2017, fez o seu primeiro jogo na Catedral, na jornada de abertura da Taça da Liga frente ao Braga. Nessa ocasião, o central formado no Caixa Futebol Campus teve Jardel como companheiro no coração da linha defensiva.

Rúben Dias

Dos melhores na Champions

No dia 18 de outubro de 2017Rúben Dias subiu mais um degrau e adicionou ao seu currículo o primeiro jogo a titular pelo Benfica na Liga dos Campeões. Diante de 57 684 espectadores no Estádio da Luz, as águias enfrentaram o Manchester United, na 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Apesar de ser um estreante na competição, foi considerado um dos melhores em campo.

V. Setúbal-Benfica Taça da Liga

O golo que abre a lista

Novo capítulo se escreveu a 29 de dezembro de 2017: Rúben Dias marcou o primeiro golo com a camisola do Benfica. Foi no Estádio do Bonfim, frente ao V. Setúbal, no fecho da fase de grupos da Taça da Liga. Aos 58’, depois de um cruzamento de Zivkovic na direita, o central surgiu ao segundo poste para cabecear na direção das malhas.

Rúben Dias

Redes a abanar em casa

Em 3 fevereiro de 2018, numa ajuda ao ataque num lance de bola parada, Rúben Dias faturou pela primeira vez no Estádio da Luz. Aconteceu ao minuto 83 do jogo da 21.ª jornada da Liga NOS. Foi o quarto de cinco golos do Benfica ao Rio Ave, numa segunda parte arrasadora por parte das águias (5-1).

Rúben Dias

Primeiro Mundial da carreira

Os desempenhos no Benfica elevaram Rúben Dias e conduziram-no à primeira chamada à Seleção Nacional A. A estreia oficial pela equipa das Quinas ocorreu no dia 28 de maio de 2018 frente à Tunísia, na preparação para o Mundial 2018, no Estádio Municipal de Braga. Há 25 anos – desde Abel Xavier em 1993 – que um defesa tão jovem do Benfica não fazia uma estreia absoluta como titular de Portugal. Esteve no Mundial da Rússia, mas não chegou a somar minutos.

Rúben Dias

Presente e futuro da Seleção

Depois da presença no Campeonato do Mundo 2018, Portugal iniciou um ciclo de renovação. Rúben Dias é um dos elementos do presente e do futuro da equipa das Quinas. A jogar ao lado de Pepe, que muitos elogios lhe endereçou, o central benfiquista foi titular no amigável com a Croácia (6 de setembro) no Estádio Algarve e também no encontro oficial frente a Itália (10 de setembro) no Estádio da Luz, este inserido na Liga das Nações. Voltou a rubricar uma exibição de bom nível, seguro e intransponível.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.