Que Bayern visita o Benfica na 1ª jornada do Grupo E da Liga dos Campeões?

ddO Estádio da Luz recebe o Bayern Munique para mais uma quarta-feira europeia. A partida da 1.ª jornada do Grupo E da Liga dos Campeões começa às 20h00 e, antes do apito inicial, o Site Oficial mostra-lhe tudo o que precisa de saber sobre o campeão alemão.

Frente a frente vão estar dois Campeões Europeus e crónicos candidatos ao título nacional nos respetivos campeonatos. Velhos conhecidos, Benfica e Bayern encontram-se pela 9.ª vez em jogos oficiais.

Para 2018/19, o Bayern, hexacampeão da Alemanha, teve algumas mexidas importantes no plantel, mas continua forte. Com muitas e boas opções para cada uma das posições, Niko Kovac, treinador que chegou esta época a Munique proveniente do Eintracht Frankfurt, não se pode queixar das saídas de Douglas Costa, Arturo Vidal e Bernat, só para citar as mais importantes.

Em sentido contrário, entraram no Allianz Arena: Kilian Senkbeil, Chris Richards, Goretzka, Paul Will e Gnabry.

Niko Kovac

Habituados a ganhar, os bávaros abriram a temporada a festejar. Frente ao antigo clube de Niko Kovac, o Bayern venceu o Eintracht por 5-0 e arrecadou a Supertaça da Alemanha. Destaque na partida para Lewandowski com um hat-trick.

Ainda internamente, eliminou o SV Drochtersen/Assel (V 0-1) na 1.ª eliminatória da Taça da Alemanha e já está na liderança (isolada) da Bundesliga com nove pontos, fruto dos triunfos diante do Hoffenheim (3-1), Estugarda (0-3) e Bayer Leverkusen (3-1).

O Bayer Leverkusen foi o último adversário antes da visita à Luz, com Niko Kovac a utilizar os seguintes jogadores: Neuer; Kimmich, Boateng, Sule e Rafinha (Alaba aos 82′); Thiago Alcántara, Tolisso (James Rodríguez aos 42′) e Muller; Robben, Gnabry (Javi Martínez aos 59′) e Lewandowski. No banco, ao lado do ex-benfiquista Renato Sanches, ficou o francês Ribéry, eventualmente em poupança para a partida na Luz.

A má notícia, para o treinador dos alemães, foi a perda de Rafinha e Tolisso: ambos lesionados, falham o duelo com o Benfica. Coman está igualmente indisponível por razões físicas.

Taticamente, a equipa oscila entre o 4x4x2 e o 4x3x3, cabendo a Muller o papel de “vagabundo” na ligação do meio-campo e ataque. Lewandowski, o homem mais adiantado, é o matador dos bávaros (já marcou seis golos em 2018/19).

Lewandowski

Bloco em todo o campo e força na recuperação

O Bayern funciona como um bloco que se movimenta à largura e à profundidade. Com as linhas próximas e subidas no terreno, os bávaros permitem pouco jogo entrelinhas ou mesmo em profundidade (Neuer comporta-se praticamente como um líbero).

Sendo uma equipa habituada a pegar nas rédeas do jogo, a identidade da turma de Munique passa pela posse de bola e pelo ataque organizado. Em média, o Bayern tem o esférico em seu poder 60/65% do tempo do encontro e faz perto de 700 passes por desafio (com um acerto acima dos 85%), de acordo com a plataforma Wyscout.

Ao montar o ataque de trás para a frente, de forma apoiada, é uma equipa que ora lateraliza, ora estica o jogo com passes de rutura ou longos, capítulo onde apresenta perto de 65% de aproveitamento.

Fazendo uso da compleição física dos seus executantes, o Bayern é um conjunto que utiliza os cruzamentos como meio para atingir um fim: o golo.

Outra força dos germânicos está nas bolas paradas. E por falar em remates… Os bávaros disparam muito e bem! Somam quase 20 tiros por desafio, sendo que não precisam de muito para chegar ao golo. Metade dos remates enquadrados terminam em festejos.

O líder da Bundesliga não recorre muito às faltas, mas é perito na recuperação do esférico (a média ronda as 100 por jogo) e em zonas adiantadas do terreno. Não concede espaço ao opositor e isso vê-se nos números de remates sofridos: menos de seis por encontro.

Bayern

Transferências do Bayern no defeso

ENTRADAS

  • Kilian Senkbeil (médio-centro)
  • Chris Richards (defesa-central)
  • Goretzka (médio-centro)
  • Paul Will (médio-centro)
  • Gnabry (extremo-esquerdo)

Goretzka

PRINCIPAIS SAÍDAS

  • Douglas Costa (Juventus)
  • Arturo Vidal (Barcelona)
  • Bernat (PSG)
  • Felix Goetze (Augsburgo)
  • Timothy Tilman (Nuremberga)
  • Friedl (Werder Bremen)
  • Sebastian Rudy (Schalke 04)
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.