Campanha E-Toupeira já prejudica imagem e ações em bolsa

16e0b116324be4f659a74c1ab97aeaf1As repercussões da acusação do Ministério Público (MP) a Paulo Gonçalves e Benfica, SAD no âmbito do processo e-toupeira, estendem-se ao valor das ações do clube da Luz, que registaram queda de 15,9 por cento, para os 1,88 euros.

A queda registada absorveu boa parte da valorização que os títulos da Benfica, SAD conheceram dias antes, depois de confirmada a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões e o encaixe de bolo financeiro na ordem dos €43 milhões, que fizeram as ações dar salto na ordem dos 20 por cento, ultrapassando o valor nominal de 2,50 euros.

A qualificação para a prova milionária provocou naturalmente revisão em alta do preço dos títulos, e os mercados acabaram por reagir de forma oposta ontem, quando foi conhecido o teor das acusações do MP bem como a possibilidade de o Benfica ser sujeito a consequências desportivas caso se comprovem as ilicitudes de que está a ser acusado e que poderão já ser rebatidas aquando da abertura da fase de instrução, em que o processo será avaliado por um juiz e não por um procurador do Ministério Público.

Recorde-se que, como pena acessória, o MP pediu a suspensão da participação do Benfica em competições desportivas por um período de entre seis meses a três anos.

O escândalo está igualmente nos quatro cantos do Mundo. Como era de esperar. Os norte-americanos do Washington Post, por exemplo, falam das «acusações de corrupções» que recaem sobre o Benfica e afirmam que «o clube promete combater essas acusações», embora escrevam ainda que «elas podem levar o clube de futebol português a ser banido da competição».

A Sky Sports, com sede no Reino Unido, aborda assim o assunto: «Benfica acusado de corrupção no âmbito do caso E-Toupeira e há possíveis sanções desportivas.»

Os italianos do La Repubblica apontam no mesmo sentido: «Clube português é acusado de corrupção e existem possibilidade de ser punido desportivamente.»

Os espanhóis do As falam de «corrupção no caso E-Toupeira» e acrescentam: «O clube português está implicado em outros crimes como falsidade informática e violação do segredo de justiça relacionada com o acesso ao sistema CITIUS».

Os também espanhóis do ABC referem que o «Benfica é acusado de vários delitos, entre os quais presumíveis crimes de corrupção ativa e passiva, favorecimento pessoal, violação do segredo de justiça e falsidade informática, entre outros, com os atos a ocorrerem nas épocas de 2016/17 e 2017/18».

Em França, a bem conhecida Onze Mondial fala numa «violenta tempestade» que caiu sobre o Benfica. «A formação lisboeta foi oficialmente acusada de corrupção e violação do segredo de justiça», referem os franceses. E acrescentam: «Diversos membros do clube teriam acesso a informações estritamente confidenciais da justiça portuguesa.»

Outros franceses, agora os do Footmercato, dizem que o Benfica foi agora acusado oficialmente de corrupção e violação do segredo de justiça e que corre risco de ser «banido da competição durante seis meses a três anos».

De uma forma ou de outra, o prejuízo para a SAD benfiquista é enorme, e não pode morrer solteira. Esta fase que deverá ainda durar algum tempo, terá necessariamente de ser ultrapassada com a ilibação dos acusados. Quando isso acontecer, outra batalha, igualmente demorada, ou talvez ainda mais, sabendo nós quem está por detrás do da balança da justiça, será travada. Neste caso será o retorno da acusação, onde muitos responsáveis desta campanha sem precedentes terão necessariamente de ser condenados a indemnizar fortemente as águias. O prejuízo, sendo estes orgão estatais e/ou de justiça, será sempre dos contribuintes. E não será pouco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.