Benfica goleia Sporting em número de triunfos nos dérbis

629151440_770x433_acf_croppedEm 302 jogos, 22 triunfos dão vantagem ao Benfica sobre o Sporting.

Ao longo de mais de 110 anos e mais de três centenas de encontros, entre campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça, Campeonato de Portugal e Regional de Lisboa, os encarnados somam 130 vitórias, contra 108 dos leões, a que se juntam ainda 64 empates.

O dérbi lisboeta disputou-se pela primeira vez em 01 de dezembro de 1907 e os leões acabaram a década de 50 do século passado na liderança do histórico, mas, nos anos 60, o Benfica assumiu o comando e não mais parou de se distanciar.

Desde essa altura, o Sporting só conseguiu equilibrar a balança na primeira década do século XXI, mas não conseguiu manter a toada, já que, desde 2010/11, manda claramente o Benfica, com 10-4 em vitórias e 27-18 em golos.

Com Eusébio em destaque, o Benfica também comanda nos golos, liderado pelos 27 «Pantera Negra», ao totalizar 507, face aos 464 dos leões, quase meia centena, mais precisamente 48, da autoria de Fernando Peyroteo, o melhor marcador da história do dérbi.

O Benfica domina a história dos confrontos e a derrota mais recente remonta à época 2015/16, temporada em que os leões bateram as águias por três vezes: 2-1 na Taça de Portugal, 3-0 para o campeonato, na Luz, no regresso de Jorge Jesus ao recinto que tinha sido a sua casa por seis anos, e 1-0 logo em agosto, no primeiro jogo oficial da época, a Supertaça.

Mesmo assim, ainda em 2015/16, a vitória mais «saborosa» viria a ser do Benfica, que, com um triunfo em Alvalade por 1-0, ‘selado’ pelo grego Mitroglou, assumiu a liderança do campeonato, que acabaria com a conquista do tri, com um recorde de 88 pontos.

Na época passada, os encarnados salvaram-se da derrota em cima do apito final, graças a uma grande penalidade convertida por Jonas, depois de Gelson ter marcado para o Sporting, ainda na primeira metade.

No que respeita apenas ao campeonato, a vantagem do Benfica é ainda mais expressiva, com 77 vitórias, contra 47 do Sporting, graças ao equilíbrio nos jogos realizados no recinto dos leões, onde os anfitriões só venceram mais um jogo.

Os encarnados também estão por cima na Taça da Liga (duas vitórias contra nenhuma), enquanto o Sporting lidera na Taça de Portugal (18-15), no Campeonato de Portugal (3-2), no Regional de Lisboa (37-33) e na Supertaça (3-1).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.