Um pêndulo chamado Fejsa

fejsa-2-fenerbahce-thumbnailUma exibição segura e positiva de Fejsa é quase uma daquelas verdades universais que não merecem contestação. Na terça-feira, diante do Fenerbahçe, o sérvio voltou a ser fundamental nos equilíbrios defensivos e mostrou eficácia acima da média nos capítulos das recuperações e das interceções.

Por jogar no vértice mais defensivo do triângulo do meio-campo, o camisola 5 é dos que mais participam nas diversas ações do jogo. Com o conjunto turco, Fejsa teve 85 ações totais no encontro e foi bem-sucedido em 67 delas (79% de eficácia), segundo os dados estatísticos da plataforma Wyscout.

Numa visão de futebol global no Século XXI com que o jogo tem de ser analisado, os jogadores são obrigados a mostrar valências em vários capítulos do jogo, mas há skills em que se destacam. É o que Rui Vitória espera de Fejsa na hora de defender ataques adversários.

Neste particular, logrou cinco interceções e 17 recuperações, das quais oito foram já conseguidas no meio campo contrário. Nos duelos aéreos, Fejsa ganhou três dos quatro em que participou (75%); nos duelos ofensivos levou a melhor em dois dos quatro em que se envolveu (50%).

Sempre a jogar com pezinhos de lã e quase sem se dar por ele, o internacional pela Sérvia leva – quase sempre – a água ao seu moinho e… com discrição.

Fejsa

EXIBIÇÃO DE FEJSA EM NÚMEROS*

PARTICIPAÇÕES TOTAIS ACERTO EFICÁCIA
85 ações no jogo 67 ações corretas 79%
1 drible 1 bem-sucedido 100%
57 passes 55 certos 96%
3 passes longos 3 certos 100%
11 passes par o último terço 11 certos 100%
22 passes para a frente 21 certos 95%
6 passes para trás 6 certos 100%
4 duelos aéreos 3 ganhos 75%
4 duelos ofensivos 2 ganhos 50%
17 recuperações de bola 8 no meio campo adversário
5 interceções

* fonte: Wyscout

Sendo um médio-defensivo e por estar sempre em jogo, nomeadamente em duelos de um para um, não deixa de ser assinalável o facto de ter terminado o jogo com o Fenerbahçe sem cometer uma única falta! Mas sofreu uma.

Na análise aos números do médio vislumbra-se, igualmente, um drible bem-sucedido no único tentado, aspeto em que Fejsa não é assíduo.

No capítulo do passe, o médio-defensivo também se destacou. Com um acerto total de 96%Fejsa completou 55 dos 57 passes que efetuou. Frente ao Fenerbahçe, recebeu 36 passes dos companheiros de equipa.

 

O melhor médio a desarmar na Liga NOS 2017/18

Os números apresentados por Fejsa no jogo com o Fenerbahçe só surpreendem quem nunca analisou as performances do sérvio ao longo da edição 2017/18 do Campeonato Nacional.

Nos meses de março e de maio, o Site Oficial do Benfica evidenciou os números do benfiquista nos capítulos do desarme e da interceção, nos quais nenhum médio da Liga NOS superou Fejsa. Aliás, foi o único a terminar a prova com mais de 100 desarmes realizados, alcançando, ainda, a média de 2,29 interceções por jogo, segundo o Sofasore.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.