Basquetebol do Benfica promove dois sub-20 campeões da Proliga

rafael-santos-lisboa-newGonçalo Delgado e Rafael Lisboa, 6.º e 11.º no ranking de jogadores mais valiosos da Proliga na temporada passada, respetivamente, vão subir ao plantel principal de basquetebol do Benfica.

A presença nos trabalhos da equipa sénior não é, porém, novidade para os jovens, uma vez que em 2017/18 chegaram mesmo a realizar jogos no máximo escalão do basquetebol nacional ao serviço das águias.

Gonçalo Delgado, nascido em 1998, é extremo/poste e transferiu-se para a Luz no início da temporada passada, depois de vários anos ao serviço da formação do Basket Almada Clube. Destaca-se pela sua irreverência e agressividade e terminou a época com uma média de 10 ressaltos ganhos por jogo, 55% de acerto nos 2 pontos, 30% nos três pontos, culminando numa valorização média de MVP de 21,5.

Gonçalo Delgado

Contactado pelo Site Oficial, o atleta vê este passo “como uma grande oportunidade para poder crescer enquanto jogador”. Gonçalo Delgado, que esteve recentemente em bom plano ao serviço da Seleção Nacional no Europeu de Sub-20, recordou a experiência da época transata. “Foi muito produtivo, difícil, trabalhoso, exigente, mas acima de tudo, muito gratificante”, disse.

Rafael Lisboa, de 18 anos, foi o que participou em mais desafios na temporada passada ao serviço da equipa principal do Benfica. Num deles, frente ao Terceira Basket, no dia 6 de janeiro, viveu um momento para jamais esquecer.

Em três lançamentos consecutivos, Rafael Lisboa assinou três triplos, recordando os tempos do pai, Carlos Lisboa, e levando ao êxtase todas as pessoas presentes no Pavilhão Fidelidade. Terminou a Proliga com uma valorização média de 17,4, resultado de 53% de acerto nos lançamentos de 2 pontos e de 38% nos 3 pontos, e uma média de 4,3 assistências e 3,6 ressaltos por jogo.

Rafael Lisboa

Em declarações recolhidas pelo Site Oficial do SL Benfica, o base mostrou-se bastante contente com o facto de integrar o plantel principal. “Vejo como uma oportunidade de evoluir mais e como um reconhecimento do trabalho que realizei ao longo dos anos. Estou pronto e sinto-me feliz e motivado para esta oportunidade que o Clube me está a dar. Resta-me trabalhar para corresponder ao que esperam de mim”, afirmou.

Rafael Lisboa relembrou igualmente a experiência que viveu na época 2017/18. “Foi muito bom ter tido a oportunidade de trabalhar com a equipa principal, é uma realidade que gostei de experimentar pela qualidade do jogo, pela intensidade do mesmo, pela competitividade do treino e pela vontade de ganhar”, referiu o basquetebolista, que defendeu, tal como Gonçalo Delgado, as cores de Portugal no Campeonato da Europa de Sub-20.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.