João Amaral fala de si e das suas semelhanças com Rafa

joao-amaral-newOficializado pelo Benfica, João Amaral promete “comer a relva” para se impor nas águias. Visto como tendo algumas semelhanças com Rafa, o extremo ex-Vitória de Setúbal contou em entrevista ao jornal O JOGO, em entrevista concedida antes de se tornar oficialmente atleta dos encarnados, que se sente pronto para lutar por um lugar no onze da equipa da Luz.

O João Amaral tem semelhanças com o Rafa. Concorda?

-Concordo que ele tem características parecidas com as minhas, sim, se bem que ele é mais rápido do que eu. É um jogador objetivo, explosivo, veloz e de ir embora.

E está preparado para lutar com ele pela titularidade?

-Eu vim de duas divisões abaixo para o Vitória e na altura tive de pensar que havia milhares de jogadores que gostariam de ter essa oportunidade que eu estava a ter. Quando isso acontece, é o momento de não largar e de agarrar com toda a força. Quando cheguei ao Vitória, dei tudo o que tinha: trabalhei, comi relva, tudo. Tive a sorte de o José Couceiro confiar e apostar em mim. Agora vou fazer exatamente como fiz nessa altura: dar tudo o que tenho.

Contra o Benfica, fez boas exibições, nomeadamente na Luz. É um jogador que se sente bem nos grandes palcos?

-Sim. A Luz é um estádio onde toda a gente gosta de jogar, como em Alvalade ou no Dragão. Estádios cheios motivam sempre. Há aquela ansiedade de início de jogo, mas depois de o árbitro apitar esquecemos essa ansiedade.

É apontado como um jogador de técnica acima da média. Concorda com essa ideia geral que se formou?

-As minhas fintas são mais de ginga. Não sou muito de passar os pés por cima da bola ou algo do género; é pela agilidade e pela explosão na arrancada que consigo ultrapassar os adversários.

Sempre foi assim ou é algo que tem trabalhado?

-Fui sempre assim. Gosto de ser objetivo e de ir para a baliza. A minha finta tem de ser objetiva. Gosto de desequilibrar para criar dificuldades no adversário e podermos chegar ao golo. Exige explosão e velocidade.

E já mediu a sua capacidade de sprint, por exemplo aos cem metros?

-Em treinos em que usámos GPS, consegui chegar aos 35 km/hora num pique. Mas tudo depende da jogada em si, do espaço que tenho para correr, da bola que me metem. Há uns tempos fizeram uma medição dos mais rápidos do mundo, como Bale, Messi, Ronaldo e Aubameyang, e reparei que tenho um registo próximo dos deles. Para muitos defesas, será uma velocidade bem difícil de acompanhar, não tenho dúvidas quanto a isso…

Em Portugal, será então dos mais rápidos?

-Sem dúvida, mas, por acaso, no Vitória de Setúbal até há um mais rápido, que é o Arnold. Ele é incrível quando mete a bola na frente e corre. Já eu tenho um estilo diferente, pois acelero com a bola no pé.

Foram essas características a contribuir para que se tenha tornado numa das maiores revelações em Portugal nas últimas duas épocas?

-Quando cheguei [a Setúbal], pensavam que eu seria apenas mais um extremo, um jogador apenas rápido e de meter a bola na frente. Mas procurei evoluir e agradeço ao José Couceiro por isso, pois fez-me evoluir no jogo interior. Quando eu estava no Campeonato Nacional de Seniores [CNS], procurava muito mais a linha e a velocidade. Agora procuro mais os movimentos por dentro, com bola no pé, mais do que a jogar no espaço.

O treinador é que insistiu para que melhorasse esse aspeto?

-Também. Na I Liga, temos mais espaço do que no CNS; lá é tudo mais afunilado e a diferença está na intensidade do momento em que os defesas atacam a bola. Na I Liga, há mais espaço para jogar quando temos a bola e temos mais tempo para pensar. Mas quando o adversário está por perto, já temos muito menos tempo para pensar, porque, por outro lado, é muito mais agressivo o ataque à bola.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.