Fernando Tavares aborda em entrevista o Futebol Feminino e o Benfica Olímpico

Carta aberta de Fernando Tavares - Novo vice-presidente do SL BenficaFernando Tavares marcou presença, na noite de quarta-feira, no Benfica 21 Horas, espaço noticioso da BTV. Em entrevista, o vice-presidente do Clube abordou várias temáticas, destacando-se o Benfica Olímpico e o Futebol Feminino. Um discurso pautado pela sustentabilidade e enorme ambição.

A equipa de Atletismo do SL Benfica sagrou-se vice-campeã europeia, em masculinos, no último fim de semana, em Inglaterra. Fernando Tavares revela que as expectativas eram altas e que este resultado é algo de muito prestigiante para o Clube.

“O Benfica tinha grandes expectativas. Entrámos nesta competição com grande sentido de responsabilidade e tínhamos grandes expectativas acerca da possibilidade de vencer. Não foi possível, mas o resultado é extremamente prestigiante. Não nos podemos esquecer que temos uma média de idades de cerca de 23 anos, uma equipa muito jovem, competimos com quatro juniores, alguns dos atletas estavam fisicamente condicionados, e mesmo assim conseguimos ficar à frente de potências do Atletismo Europeu, Mundial e Olímpico, como é o caso da Espanha, Inglaterra e Lituânia. Foi uma prova extraordinária, de enorme competência e os Benfiquistas têm de estar orgulhosos com este resultado e podemos projetar um futuro bastante favorável. Bastava o que correu menos bem ter corrido um bocadinho melhor para termos sido Campeões Europeus e isso significa que estamos no lote dos melhores da Europa”, explicou o vice-presidente.

Olhando para a conquista Europeia, projeta-se desde já um Benfica fortíssimo e a querer revalidar o Campeonato Nacional luso… o que a acontecer será o oitavo consecutivo.

“Tenho a forte convicção de que vamos revalidar o título e isso é absolutamente determinante para continuarmos a aposta europeia. Seria uma pena perder esse percurso europeu… A competição vai ser muito renhida, vai ser ponto a ponto. O Sporting tem uma equipa muito forte, mas estou convencido de que nos vamos superiorizar nestas 21 disciplinas.  Tenho a forte convicção de que vamos revalidar o título”, afirmou.

ana-oliveira-almeida-lima-fernando-tavares-new_thumbnail

Ora, o Projeto Olímpico do SL Benfica tem vindo a crescer de forma sustentada, obtendo resultados e para isso muito têm contribuído os atletas de renome que fazem parte do mesmo.

“São atletas que pertencem à elite mundial dos melhores atletas do mundo e, portanto, são uma bandeira enorme para o Projeto Olímpico do Benfica e dá-nos garantias de que nos Jogos Olímpicos poderemos estar representados ao mais alto nível”, disse.

“Nos últimos Jogos Olímpicos estiveram 20 atletas do Benfica e esperamos que nos próximos esse número aumente para 30. É um enorme orgulho poder alavancar cada vez mais este grande projeto. Estamos aqui para continuar a fazer crescer este projeto e tentar juntar mais e melhores nomes aos que já temos”, revelou Fernando Tavares.

Seguiu-se a temática Futebol Feminino. O Benfica vai ter pela primeira vez uma equipa, a mesma está a ser construída, vai competir no Campeonato Nacional de Promoção, algo que está a gerar enorme entusiasmo.

Estamos muito entusiasmados em relação a este projeto e há duas ideias absolutamente estruturantes. A primeira é a de que o Benfica vai entrar no Futebol Feminino por convicção própria, ou seja, o Benfica não podia faltar a esta chamada. O crescimento da modalidade tem sido exponencial. Hoje existem o dobro das atletas que existiam há cinco anos, a modalidade está a crescer e o Benfica não podia faltar a esta chamada”, começou por explicar.

“O Benfica não vai entrar no Futebol Feminino para ir atrás de alguém, mas fá-lo com uma convicção muito própria e grande determinação, na certeza de que era o elemento que faltava aqui para que Futebol Feminino crescesse ainda mais”, atirou, recordando o panorama que se vivia antes de o Benfica ter entrado no Futsal.

Apresentação de João Marques à comunicação social

“Com a entrada do Benfica o Futebol Feminino vai crescer ainda mais e podemos como País afirmar-nos a nível europeu”, disse de forma taxativa.

De seguida, Fernando Tavares revelou a segunda ideia estruturante no projeto.

O projeto não se resume a um projeto nacional! Há aqui um processo, todo um caminho que teremos de percorrer, isto não se vai fazer de um ano para o outro, mas nós queremos trabalhar para chegar a patamares europeus, ou seja, queremos ganhar as competições nacionais, mas queremos também ombrear com outros emblemas europeus”, desvendou no que toca a objetivos futuros.

Para tal, “é determinante a estrutura de apoio, liderada pela Ana Filipa Godinho [diretora do Futebol Feminino] e é também determinante a escolha do treinador, inatacável, João Marques”.

“Trabalho com ele há cerca de deis meses e pude testemunhar a sua competência, o cuidado meticuloso como está a construir o plantel. É, em Portugal, a melhor aposta, ao nível dos pergaminhos do Benfica e das exigências do projeto. Espero que esteja por cá muitos anos”, elogiou.

E o que esperar desta equipa no seu primeiro ano de atividade?

A equipa será forte. Vamos começar no Campeonato Nacional de Promoção, o equivalente à II Divisão, e vamos fazê-lo sem qualquer tipo de complexos. Isso não nos vai condicionar a ambição e achamos que isso também faz parte do processo. A estrutura tem de crescer com o projeto e há aqui todo um processo de aprendizagem que serve para fortalecer ainda mais”, explicou Fernando Tavares, revelando que esta é também uma forma de “respeitar os clubes formadores “, sendo que “o Benfica teve uma janela de oportunidade há três anos para entrar diretamente na I Divisão, mas achou que não era o momento”.

Ao nível dos objetivos desportivos, as metas estão traçadas!

Ganhar o Campeonato Nacional de Promoção, subir de Divisão, disputar a Taça de Portugal e tentar ganhá-la. Depois, começar a crescer a partir daí, com a Supertaça que irá ser disputada no ano seguinte, o Campeonato Nacional da I Divisão e todo o projeto europeu. Tudo isto tem um processo e o mesmo passa por combinar dois fatores essenciais”, afirmou, explicando de seguida: “Contratar jogadoras que venham acrescentar muito ao futebol português, mas também apostar e trabalhar meticulosamente no projeto de formação”, revelou.

Apresentação de João Marques à comunicação social

“O objetivo é que daqui a quatro ou cinco anos o plantel principal do Benfica seja maioritariamente constituído por jogadoras portuguesas e formadas no Clube”, disse.

“Acredito que este seja um processo mais rápido do que no Futebol Masculino, uma vez que a modalidade no Feminino está a crescer muito”, explicou, desvendado aqui que “quando o Benfica estiver na I Divisão vai ser criada uma Equipa B”.

“Esta participará no Campeonato Nacional de Promoção, será constituída por jogadoras dos 15 aos 17 anos (maioritariamente Sub-19) e será um patamar competitivo onde será possível acelerar o processo de aprendizagem das jogadoras”, explicou Fernando Tavares.

A fechar, e sendo que a aposta forte no desporto feminino foi umas das ideias vincadas por Luís Filipe Vieira, o vice-presidente não poderia estar mais de acordo.

É a aposta certa! O Benfica tem apostado no desporto feminino, tem várias equipas, inclusive no próprio Projeto Olímpico. O Futebol Feminino é a cereja no topo do bolo e vai criar uma projeção grande, por ser Benfica e por ser Futebol. Esta é uma combinação explosiva naquilo que se espera ao nível do crescimento e desenvolvimento da modalidade. Encaramos tudo isto com grande entusiamo e grande sentido de responsabilidade”, concluiu Fernando Tavares à BTV.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.