Uma questão de dimensão

479480_ori_liga_nos_sporting_x_benficaNa semana transacta, tinha aqui escrito que o dérbi de Alvalade iria ser uma espécie de 3ª pré-eliminatória da Champions. Nada mais errado. Se em abono da verdade existe alguma semelhança com as provas da UEFA, onde em caso de empates os golos fora valem o dobro. Em Portugal optou-se por seguir esta regra descabida apesar de se tratar de uma competição onde vigora um  campeonato de regularidade entre 18 equipas. Para terem um exemplo de como deveria ser, num sistema mais justo e real, na pátria do futebol (Inglaterra) o desempate é primeiramente pela diferença de golos marcados e sofridos (totais), e depois pelo número de golos marcados na prova. O mesmo sucede no Brasileirão, o país que abrilhantou e mais promoveu a modalidade. Em Portugal, este desempate vale apenas durante a competição, até à última jornada, onde tudo vira. Excêntrico, mórbido e confuso até para discussões de café.

Voltando ao dérbi, e de uma partida de decisão como seria uma pré-eliminatória da Champions, teve muito pouco de competitivo. Na verdade, houve uma equipa que tentou mesmo ganhar. O Benfica, apesar de jogar na condição de visitante, foi quem mais tentou chegar ao golo. Do outro lado, foi ver um tipo de jogo de equipa pequena, literalmente a jogar para o zero-a-zero. Os encarnados chegaram mesmo ao golo ao cair do pano, mas por motivos de “força maior” não foi validado.

Muito já se falou dos casos desse jogo, e após o mesmo. Não me vou alongar nessa matéria, até porque… é só ver as imagens. Mas sem filtro. Agora interessa falar no jogo que aí vem, e que dará como término esta Liga “Vale-tudo”.

Para o jogo de domingo na Luz, algumas semelhanças com o da semana passada. O Moreirense também joga de verde-e-branco, e também jogará com certeza para o empate sem golos. Uma questão de dimensão de clubes. A diferença será o palco e a direção onde as cameras de TV estarão apontadas. Se em Alvalade estas eram inúmeras na direção de Rúben Dias (agora percebe-se o motivo), na Luz serão em todas as direções. Não estivéssemos a falar da BTV, eleito o melhor canal desportivo português nos últimos dois anos consecutivos.

Falei de dimensão e das semelhanças entre ambos os adversários destas últimas duas jornadas. Pode-se acrescentar aqui ainda, de que apesar de haver a vantagem (?) leonina na classificação, o receio de que um volte-face final possa ocorrer, e toda a estratégia fora das quatro linhas, de toda uma época ir por água abaixo, é bem real. O caso da suspensão em tempo recorde a Rúben Dias, e apenas a ele (para já), é um exemplo do que se prepara para a última jornada. Sabendo o Conselho de Disciplina e os seus mandatários, que Jardel estava afastado desse jogo, tiraram também o jovem central das águias dessa partida. Sobra Luisão no plantel principal. Talvez tenham outra surpresa vinda do Seixal, e as pretensões nefastas dos órgãos de disciplina e do outro lado da segunda circular batam no Ferro.

Uma palavra para o adversário do Sporting na última jornada. O Marítimo nunca teve chances de chegar à Liga Europa. A três pontos do Rio Ave na entrada para a 33ª e penúltima jornada da Liga NOS, o clube da Madeira nunca poderia vencer em Paços de Ferreira, e levar a decisão uefeira para o jogo com o Sporting. Já o Paços de Ferreira, pela maldade feita ao FC Porto aquando da derrota destes na capital do móvel, também não podia ganhar. Logo o empatezinho a zero caiu quem nem ginjas. Agora resta saber qual será o jogador maritimista que rumará a Alvalade no final da temporada como prémio de produtividade. Estaremos cá para ver e escrever.

Nuno Alexandre Costa

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s