Europeu Sub-17: 12 águias vão tentar ajudar Portugal a chegar à fase seguinte

SaldanhaInserido no Grupo B, Portugal está a um passo de marcar presença nos quartos de final do Campeonato da Europa de Sub-17. Depois da goleada (4-0) à Eslovénia, basta um empate com a Suécia (quinta-feira, às 13h00) para que a equipa das Quinas siga em frente na prova.

Para o Europeu a decorrer em Inglaterra, o treinador nacional, Rui Bento, levou 20 jogadores, sendo que o Benfica é o emblema mais representado, com 12. Aliás, várias têm sido as águias a dar contributo importante na fase de grupos frente à Noruega (0-0) e Eslovénia (4-0).

Um deles é João Ferreira. Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o lateral-direito lançou a 3.ª jornada da fase de grupos: “Estamos apenas concentrados no jogo com a Suécia. Temos de entrar como entrámos frente à Eslovénia, focados nas nossas tarefas, controlando o que podemos controlar e sempre a dar o nosso melhor.”

Diante dos nórdicos, na estreia a 4 de maio, Rui Bento deu a titularidade a sete benfiquistas e fez entrar mais dois no decorrer do desafio. João Monteiro, João Ferreira, Francisco Saldanha – capitão da equipa –, Tomás Tavares, Henrique Jocu, Jair Tavares e Nuno Cunha integraram o onze inicial; Henrique Pereira e Bernardo Silva entraram na segunda parte.

Volvidos três dias, com a Eslovénia, o técnico recorreu a 10 futebolistas do Benfica: sete de início e três como suplentes utilizados. João Monteiro, Francisco Saldanha (na foto abaixo), Tomás Tavares, Henrique Jocu, Bernardo Silva, João Ferreira e Jair Tavares começaram a partida, enquanto Rafael Brito, Umaro Embaló e Gonçalo Ramos entraram no decorrer do encontro. Nesta goleada, várias águias estiveram em destaque, com golos e assistências. Bernardo Silva e Gonçalo Ramos fizeram o gosto ao pé aos 35’ e aos 79’; Umaro Embaló assistiu Gonçalo Ramos e Rafael Brito fez o passe decisivo para o 3-0 de Portugal, apontado aos 62’.

Francisco Saldanha

ESTATÍSTICAS DOS 12 BENFIQUISTAS NO EUROPEU DE SUB-17

Nome Jogos Minutos Golos Assistências
Francisco Saldanha 2 160
Henrique Jocu 2 160
João Monteiro 2 160
Tomás Tavares 2 160
João Ferreira 2 120
Jair Tavares 2 119
Bernardo Silva 2 102 1
Nuno Cunha 1 58
Rafael Brito 1 40 1
Umaro Embaló 1 34 1
Henrique Pereira 1 7
Gonçalo Ramos 1 3 1

A lista final dos 20 elementos foi conhecida a 1 de maio e João Ferreira revelou o que sentiu ao perceber que marcaria presença na competição. “Senti-me orgulhoso pelo meu trabalho, foi uma satisfação enorme quando percebi que estava entre os 20 eleitos. Cheguei a Inglaterra confiante, motivado e muito feliz”, garantiu.

Campeões Europeus Sub-17

Inspirar-se em 2016 e em 2003

Portugal já se sagrou Campeão da Europa nesta categoria em 2003 e em 2016. Dois anos depois, a equipa das Quinas pode voltar a fazer história. A dúzia de jogadores do Benfica presentes no certame tem em José GomesJoão FilipeMesaque Dju, Gedson e Florentino (na foto com o presidente Luís Filipe Vieira) uma inspiração.

Atualmente, entre a equipa de Juniores e os bês, os cinco jogam com regularidade e estão a ser acompanhados de perto pelo Clube para que sejam, um dia, opção na equipa principal. Há dois anos, no Azerbaijão trouxeram o troféu para a Cidade do Futebol após excelentes prestações. Dos cinco, quatro foram opção em todas as partidas e só Florentino não atuou num dos jogos. Destaque maior, ainda assim, para José Gomes. O avançado foi o melhor marcador, com sete golos, e foi considerado o melhor jogador do Europeu.

Mais longínqua, mas igualmente importante, é a conquista de 2003, precisamente em Portugal. A Seleção Nacional bateu a Espanha, na final, por 1-2 – voltaria a fazê-lo em 2016 –, e levantou o troféu. Também aqui houve benfiquistas Campeões Europeus: Tiago Gomes, João Coimbra e Manuel Curto.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s