Dérbi de Alvalade empatado sem VARdade

O Benfica quis muito ganhar o dérbi em Alvalade, jogou e criou oportunidades de golo suficientes para marcar e regressar a casa com três pontos, mas as melhores bolas, em vez de acabarem coladas às redes, foram paradas pelos postes da baliza do Sporting e pelo seu guarda-redes. Pelo produzido, o 0-0 na 33.ª jornada da Liga NOS amarga na boca de quem foi superior.

A primeira parte do dérbi de Alvalade foi praticamente toda do Benfica. Com Pizzi à direita, Zivkovic no meio e Rafa na esquerda, o meio-campo dos encarnados, guardado por Fejsa e Samaris, foi dinâmico, agressivo, intenso, sempre em alta rotação, multiplicando combinações ofensivas que atarantaram o adversário.

Aos 8’, após passa largo executado por Raúl a partir do corredor direito, Rafa fugiu nas costas de Piccini no flanco esquerdo e, perante a mancha de Rui Patrício, ainda conseguiu tocar no esférico e rematar, mas o poste direito negou o golo às águias.

Explorando os três corredores e apostando na variedade das ofensivas, o Benfica voltou a estar perto do golo aos 29’: Raúl, descaído para a direita, iludiu dois defensores leoninos e serviu Zivkovic no coração da área, mas o camisola 17 do Benfica foi apertado por Battaglia e Piccini, ressaltando a bola para uma defesa de Rui Patrício.

O Sporting raramente conseguia contrariar a dinâmica ofensiva das águias, que projetava os seus laterais para o espaço ofensivo, mormente Douglas, muito diligente nas subidas e nos apoios. Aos 36’, o lateral do Benfica disparou de fora da área, com perigo, mas a bola foi prensada por Coates e saiu pela linha de fundo.

Aos 38’, mais uma bola nos ferros da baliza do Sporting. E foi outra vez Rafa a disparar, desta feita de fora da área, na zona central, com Rui Patrício ainda a tocar no esférico com a ponta da luva direita antes de este atingir o poste esquerdo.

O Benfica empenhava-se, mas a bola não entrava. Raúl, aos 41’, na área, procurou visar a baliza, mas Mathieu interpôs-se e o lance apenas rendeu um canto sobre a direita.

Raúl

Aos 43’, mais uma oportunidade de golo para o Benfica: o passe a rasgar pertenceu a Douglas, desmarcando Samaris nas costas da defensiva verde e branca; o grego concluiu o ataque com um remate cruzado, mas falhou o alvo por muito pouco. Ainda antes do intervalo, aos 44’, Pizzi e Raúl remataram duas vezes no mesmo lance e Rui Patrício evitou o golo em ambas as situações. O Benfica produziu o suficiente para marcar pelo menos dois golos até ao descanso.

No segundo tempo, o Sporting conseguiu discutir mais o dérbi e promover equilíbrios. Porém, nunca incomodou a sério Varela, que apenas se foi mostrando, com segurança no jogo de mãos, nos lances em que a bola foi bombeada para a área do Benfica. A linha defensiva das águias esteve firme, pelo que o adversário apostou sobretudo em eventuais aproveitamentos de esquemas táticos nos pontapés de canto ou remates de meia distância.

Já com Salvio no lugar de Pizzi (a troca foi feita aos 66’), o Benfica esteve novamente próximo do golo ao minuto 69, depois de o argentino acelerar na direita para combinar com Raúl, que, no centro da área esticou a perna direita e rematou rente ao poste esquerdo.

Jonas

Jonas rendeu Zivkovic (81’) e Cervi substituiu Rafa (88′) para o forcing final do Benfica, que tornou a rondar as redes leoninas. Aos 86’, o Pistolas, depois de solicitado por Salvio, endossou a bola para Douglas, que de fora da área chutou com força, mas sem a direção pretendida.

Aos 90’+1’, Salvio voltou a criar perigo pela direita, mas nenhum companheiro conseguiu dar sequência. Samaris ainda tentou o golo de meia distância (90’+2’) e Raúl (90’+5’) também cabeceou na área, mas ambos para fora.

Sobre o fecho do encontro, a bola, tocada por Raúl, ainda rolou para o interior da baliza do Sporting, mas, antes, o árbitro Carlos Xistra apitou falta contra o Benfica, alegando carga ilegal de Jardel sobre Rui Patrício, em mais uma decisão de arbitragem torta, que feriu tanto como os ferros da baliza.

Na próxima jornada, o Benfica recebe o Moreirense e vai batalhar por uma vitória que lhe garanta o melhor lugar possível (2.º) neste Campeonato.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.