Quem são os 7 formandos que Vieira anunciou para o plantel principal?

Foi uma das promessas anunciadas por Luís Filipe Vieira, aquando do seu discurso na inauguração da nova imagem da casa do Benfica da Ilha Terceira nos Açores. Segundo o presidente dos encarnados, o plantel principal do Benfica para a época 2018/2019 terá “de certeza” sete atletas vindos da formação do Benfica com selo do Caixa Futebol Campus.

Para esta temporada que caminha agora para o terço final decisivo, Rui Vitória tem ao seu dispor já alguns jogadores nesta condição, mais Paulo Lopes que sendo formado pelas águias, não provou das condições magníficas das instalações do Seixal. De notar que treinam com Luisão, Jonas e companhia, os atletas Bruno Varela, Paulo Lopes, Rúben Dias, João Carvalho e Diogo Gonçalves. Cinco jogadores com o estatuto de “formados no clube”.

Na pré-época passada, havia sido cortado do plantel principal André Horta, que seguiu por empréstimo para o SC Braga. Entretanto já foi negociado para a MLS onde jogará em Los Angeles. Para a temporada seguinte, os nomes adivinham-se ser outros, até pelo que tem vindo a ser o seu desempenho na equipa B e nos diversos clubes por onde estão cedidos até final da época.

Na baliza Paulo Lopes deve anunciar o abandono aos relvados e integrar um cargo na estrutura ou equipa técnica. Dos cinco actuais sobram quatro. Aqui, apesar de estar a chegar um internacional alemão, e de Svilar poder estar a caminho de uma cedência, a promoção do russo Ivan Zlobin pode ser uma realidade, e aqui recuperava o plantel um jogador formado na Luz, uma vez que no final da época completa 3 épocas consecutivas na formação encarnada. Também Fábio Duarte pode ter uma chance, até porque já integrou uma convocatória da Champions nesta temporada. Mas é suplente do companheiro de leste.

Na lateral direita dificilmente haverá novidades da formação. André Almeida deverá ser dono do lugar, e Pedro Pereira terá dificuldades para regressar com a garantia do lugar de Douglas (também não fica). O Benfica deve ir buscar fora, até porque Matos Milos (emprestado) não parece ainda talhado para este nível.

Lateral esquerda. Nesta posição esperam-se novidades. Eliseu, que termina contrato, deve sair, e Grimaldo pode estar já prometido a uma transferência milionária. A excelente época de Yuri Ribeiro ao serviço do Rio Ave e da seleção sub-21 vai com certeza proporcionar um lugar no plante. Parece um dado certo e sem margem para dúvidas. Falta saber quem fica com ele. Se Grimaldo, alguém que venha de fora, ou fazer regressar Marcelo Hermes.

Luisão terá de saber integrar mais um jovem vindo do Seixal. Depois do sucesso com Lindelof e esta época com Rúben Dias, não parecem restar dúvidas de que chega a vez de Francisco Ferreira (Ferro). O central de 21 anos e também internacional sub-21 já atingiu a maturidade suficiente na equipa secundária, fazendo merecer a previsível promoção. Com Jardel fazem quatro centrais, e poderá haver um quinto. Lisandro López pode ou não regressar, e Branimir Kalaiça terá igualmente uma palavra a dizer, ou mesmo o russo Vitali Lystkov.

Não deverá ser ainda que o decacampeão Fejsa terá a concorrência de alguém vindo da “cantera” encarnada. Florentino Luís ainda está muito verde, apesar da qualidade, e Pedro Rodrigues (Pêpê) terá de fazer outra época emprestado com a que está a desempenhar no Estoril para merecer uma oportunidade. Apesar do seu bom desempenho pelos canarinhos e seleção sub-21, a posição que ocupa em campo exige muito mais maturidade. Samaris pode continuar a ser esse jogador ou promove-se o regresso de Pelé do Rio Ave. Este médio luso-guineense já fez parte dos quadros do Benfica, mas nunca esteve em qualquer equipa das águias. Agora que se desvinculou, parece estar a merecer um regresso, podendo aqui o Benfica acionar a opção de recompra. Já o famigerado Gonçalo Rodrigues (Guga) terá de dar garantias de recuperação total às duas lesões consecutivas que o impediram já de se ter afirmado no Benfica ou outro clube do primeiro escalão. Vai ter de esperar.

João Carvalho e Diogo Gonçalves vão, ao que tudo indica, continuar de águia ao peito, podendo ter uma época de afirmação definitiva entre os craques ao dispor de Rui Vitória. Poderiam entrar mais, como João Filipe, por exemplo. Mas aqui a concorrência é enorme.

Como médios mais influentes no circular da bola, na posição de estratega da equipa, Krovinovic vai ao que tudo indica continuar a ter a concorrência de Zivkovic, caso o Mundial não o leve embora da Luz. Nesta função existem alternativas de luxo na formação. Gedson Fernandes e João Félix vão com certeza ter a sua oportunidade, mas talvez ainda não seja desta. A chamada de ambos vai existir mas para se irem ambientando à forma de trabalhar entre os graúdos. Não esquecer que Keaton Parks parece estar a adiantar-se aos portugueses, apesar de ser público que o míster parece ter ideias para fazer do texano um médio mais defensivo. A pré-época o dirá, sendo certo que este não é jogador formado pelo Benfica. E depois há ainda o sueco contratado em janeiro, Erdal Rakip, e entretanto cedido ao Crystal Palace ou ainda João Teixeira emprestado ao Vitória de Setúbal.

No ataque pode haver a derradeira promoção. Já é há muito esperado que Heriberto Tavares, que muitos golos vai marcando na competitiva 2ª Liga Ledman pro. Depois de uma pré-época onde esteve a cumprir a ausência do regresso tardio de Raúl Jiménez, o técnico encarnado na altura optou por chamar de fora alguém mais rotinado (aparentemente). Correu mal, pois apesar da alcunha, Gabigol não convenceu, tendo mesmo sido preterido em janeiro. Será desta que o internacional sub-21 português terá a sua chance de aprender com Jonas, Seferovic e Jiménez.

Tudo somado, a nossa aposta para os sete eleitos para integrar o plantel da próxima temporada de 2018/2019, serão: Bruno Varela, Zlobin, Ferro, Yuri Ribeiro, João Carvalho, Diogo Gonçalves, Heriberto Tavares. Qual a vossa aposta?

 

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.