Benfica lembra triunfo dos onze Eusébios no clássico em despedida do rei

coreografia-5-eusebio-classico-thumbnailA 12 de janeiro de 2014, uma semana depois da morte de Eusébio da Silva Ferreira, o Pantera Negra voltou a entrar em campo – no espírito, nas bocas dos adeptos e nas costas dos jogadores encarnados – para levar o Benfica a um triunfo por 2-0 sobre o FC Porto, com a equipa a terminar a primeira volta da I Liga como líder isolado.

Perante um Estádio da Luz com 62 508 espectadores (naquela que foi a maior enchente da época 2013/14), o nome de Eusébio – símbolo benfiquista, mas também do futebol português – era omnipresente. Nas cartolinas vermelhas e brancas exibidas nas bancadas da Luz, nas bandeiras e faixas, no minuto de silêncio que antecedeu o jogo, respeitado quase a 100% como era o desejo da família.

Depois, o pontapé de saída para mais um clássico, aquele que poderia desempatar ou manter tudo empatado. Logo aos 13’ – o mesmo número que Eusébio envergou ao serviço da Seleção Nacional no Mundial de 66 –, o Benfica concretizou o seu domínio em golos. Perda de bola a meio-campo, jogada fantástica de Markovic, que coloca a bola nos pés de Rodrigo, que aparece na área e bate Helton. Golo com dedicatória, pois claro, e enorme festa na Luz.

O jogo prosseguiu com o Benfica por cima. O somatório de oportunidades deixava antever um resultado ao intervalo algo escasso para os da casa. Sem tirar o pé do acelerador, Garay, na marcação de um pontapé de canto, subiu mais alto e cabeceou para o 2-0 (53′).

O Benfica terminava então a primeira volta do Campeonato Nacional no primeiro lugar com 36 pontos numa época que culminaria com o título – o primeiro do Tetra.

 

Um pensamento sobre “Benfica lembra triunfo dos onze Eusébios no clássico em despedida do rei

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.