Rui Vitória: “Queremos começar este novo ciclo a vencer”

431616_ori_liga_nos_maritimo_x_benficaNa manhã desta quarta-feira foi possível assistir ao outro lado de Rui Vitória. Viu-se o homem por detrás do treinador, que visitou o Complexo Social Sagrada Família, na Amadora, onde conviveu com crianças, idosos e pessoas necessitadas de cuidados especiais. Um dia diferente que o deixou de “coração cheio”.

“Estou de coração cheio. Sempre que tenho oportunidade gosto de visitar instituições desta natureza e quisemos vir para ver crianças, pessoas idosas e outras que estão acamadas, e que necessitam cuidados especiais. É muito gratificante passar um pouco do meu tempo com estas pessoas e eu gosto, particularmente, de o fazer”, assumiu, em declarações proferidas à comunicação social presente.

As derrotas no desporto são muitas vezes empoladas a níveis estratosféricos e o técnico do Benfica aproveitou para relativizar esse cenário: “É fundamental vermos o mundo de forma diferente, vermos a floresta de cima, até devido à nossa profissão. Se temos problemas, há quem tenha muito maiores. Temos de relativizar! Estas experiências enriquecem-nos enquanto treinadores e pessoas.”

Após a paragem para os compromissos das seleções regressa a competição de clubes com a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. “A perspetiva foi a de aproveitar esta paragem para dar início a um ciclo de trabalho importante, de melhoria. Estamos a iniciar um ciclo que queremos que seja diferente. Não trabalhámos com todos os jogadores devido às seleções – e ainda bem que assim é –, mas fizemos um excelente trabalho do ponto de vista técnico, tático, físico e mental. Olhámos, ainda, para o futuro do Benfica. Trabalhámos com jovens da equipa B e dos juniores como fazemos frequentemente”, revelou Rui Vitória.

Instado a comentar a suspensão de Samaris confirmada há instantes pelo Conselho de Disciplina, o timoneiro foi taxativo: “Temos jogadores em qualidade e em quantidade para colmatar as ausências.” “Sobre o Eliseu pensamos não ser nada de grave. Vamos iniciar os trabalhos com os jogadores que vieram das seleções”, acrescentou.

O Benfica arranca uma série de jogos importantes com pouco intervalo e é natural que haja alguma rotatividade. “O jogo com o Olhanense insere-se neste ciclo que vamos iniciar agora. Vão jogar os futebolistas que têm capacidade para dar resposta e que sirvam os interesses da equipa, tendo em conta o ciclo que aí vem, com pouco intervalo entre os jogos. Queremos ganhar o jogo e passar a eliminatória”, reforçou.

Mesmo privado de alguns atletas do plantel, o treinador do Benfica está confiante com o que se segue. “Estamos prontos para a competição que aí vem. Fizemos um bom trabalho nestes dias e sinto os jogadores cada vez mais preparados para as partidas que se seguem. Vamos ter muita vontade já para o próximo jogo”, vaticinou, não deixando de completar: “Esperamo-nos apresentar muito bem. Trabalhámos com um grupo que me agradou. Não houve lesões… As expectativas são muito boas. Queremos começar este novo ciclo a vencer.”

A finalizar parabenizou Portugal por marcar presença no Campeonato do Mundo que terá lugar na Rússia, em 2018. “Quero dar os parabéns à Seleção Nacional, ao meu amigo Fernando Santos, aos jogadores. É um excelente trabalho da Federação em prol do futebol português. Fico muito satisfeito”, congratulou.

Leave a Reply