Benfica tem tantos cartões quanto Porto e Sporting juntos… tendo feito menos faltas

thumbs.web.sapo.ioMuito se tem falado em video-árbitros (VAR) e ajudas ou influências em benefício deste ou daquele. Perante tantos ataques semanais e quase diários que os rivais Porto e Sporting têm feito ao glorioso, os números tratam de os desmentir e deitar por “água a baixo” toda a sua teoria.

Foram jogadas apenas três jornadas desta Liga NOS 2017/2018. O Benfica já é por esta altura, para os olhos dos rivais, o grande “bandido” e beneficiado neste arranque de temporada. Depois é ver o “filme” acerca da entrada de Eliseu dobre o colega belenense, que de facto era merecida de cartão vermelho, ser julgada em público pelos dragartos. Claro está que o mesmo não se passa em relaçãoà agressão de Maxi Pereira no jogo com o Moreirense. Certo é que já não veste de encarnado, por isso já pode fazer tudo.

Mas falando de faltas, e de punições traduzidas em cartões, a verdade é que o Benfica é dos três grandes a equipa que menos faltas fez (35) contra Porto (40) e Sporting (50). A possibilidade de cartões seria maior no caso dos rivais, por natureza, mas desengane-se o leitor. Tudo somado, as águias já viram o cartão amarelo por quatro vezes, sendo que Porti viu três e os leões apenas (pasme-se) um. O clube mais faltoso foi o que viu menos cartões, indicando a sua influência no seio da arbitragem (também). Por outra perpectiva, bem se pode dizer que o Benfica tem tantos cartões até agora na época, que Sporting e Porto juntos apesar de ser que menos faltas cometeu.

Não admira pois, que Porto e Sporting liderem nesta altura uma espécie de liga da disciplina (nalguma coisa tem de se ganhar), estando os encarnados em sétimo nesta classificação dos clubes da Liga NOS. na outra extremidade, os dois Vitórias (Guimarães e Setúbal) são os mais penalizados. Clubes que, recorde-se, foram castigadores de porto e Sporting, em termos de resultados, e que parecem agora sofrer algo parecido como um castigo.

Se formos a lances capitais, e voltando novamente ao universo dos três grandes apenas, verifica-se que o Benfica é o mais prejudicado no capítulo das grandes penalidades, e sem surpresa o Sporting o mais beneficiado. Já o Porto não fica muito prejudicado em relação aos leões. Os azuis-e-brancos são a equipa, das três, quem teve mais entradas para cartão vermelho. Só que não viram nenhum. E assim vai a nossa “querida” Liga.

 

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply