É, para já, o médio mais utilizado por Rui Vitória, nos três jogos disputados pelo Benfica, nesta pré-temporada. O centro-campista brasileiro parece ser uma aposta do treinador para a temporada em que o Benfica tentará obter um inédito Penta campeonato. Os primeiros sinais emitidos pelo antigo jogador do Rio Ave são esperançosos e revelam um jogador que apareceu em boa forma e parece disposto a confirmar o talento que muitos lhe reconhecem.
De todos os médios à disposição do treinador, Filipe Augusto foi o único a ser titular em todos os jogos e também o único a actuar em duas posições diferentes. Em ambas, o médio brasileiro foi importante a garantir os equilíbrios no meio-campo e qualidade na forma como a equipa definiu as suas jogadas na fase de construção.
Além disso, frente ao Bétis de Sevilha experimentou a marcação de um livre, tendo levado a bola a abanar a baliza dos espanhóis, com um remate fulgurante à barra. No jogo anterior, frente ao Young Boys, Filipe Augusto já rondara o golo, com um remate a uma distância considerável da baliza, confirmando a sua tentação pela meia distância.
Ranking dos médios utilizados na pré-temporada
Filipe Augusto – 216 minutos
Fejsa – 181 minutos
Martin Chrien – 91 minutos
André Horta – 53 minutos
Samaris – 19 minutos