Desfalcado Benfica falha titulo na Carambola e fica-se pelo 2º lugar

IMG_1631[1]O FC Porto revalidou este domingo o título de campeão nacional de carambola (3 tabelas) por equipas – o 22.º dos dragões, campeões da Europa em título -, ao vencer o Benfica por 2,5-1,5, na duelo decisivo da Final Six da prova, organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, e que decorreu durante a tarde na Academia de Bilhar do FC Porto, no Estádio do Dragão, Porto.

Vitórias de Rui Manuel Costa, capitão de equipa dos dragões, sobre Fernando Silva (40-33) e Santos Oliveira sobre o capitão de equipa encarnado, Vasco Gomes (40-14), colocaram a vantagem dos portistas em 2-0, e o empate do sueco Torbjorn Blomdahl frente a Juan Zapata (40-40) garantiu ao FC Porto a vitória no jogo e no campeonato. Mário Chaves assinou a única vitória do Benfica, no jogo diante de João Ferreira (40-37), mas tudo já estava decidido.

O FC Porto terminou com 27 pontos, oito vitórias, um empate (2-2 diante do Leça) e uma derrota (1-3 diante do Benfica, na Luz) num campeonato em que a vitória atribui três pontos, o empate dois pontos e a derrota um ponto.

Final de prova aziago para os encarnados, que neste domingo baquearam (0-4) em Leça e à tarde sucumbiram no Dragão: caso tivessem ganho em Leça da Palmeira, os encarnados teriam sido campeões e impedido o FC Porto de festejar segundo título nacional de rajada.

A fechar a época, dia 1 de julho, FC Porto e Sporting esgrimem argumentos no pano azul para decidir o vencedor da Taça de Portugal. O encontro decorrerá, também, na Academia de Bilhar do FC Porto: por sua vez, a Supertaça será disputada em Alvalade.

O Benfica ficou em segundo lugar, com 26 pontos (oito vitórias e duas derrotas), o Leça foi terceiro. FC Porto, Benfica e Leça apuraram-se para a Champions de 2018, com os dragões diretamente qualificados para a Final 8 na qualidade de campeões europeus, enquanto encarnados e leceiros terão de disputar ainda as fases de apuramento da competição. Será a primeira vez que Portugal apurará três equipas para a maior prova do continente desta exigente variante do bilhar.

Sporting, Ginásio do Sul e Académica de Leça completaram o lote de finalistas deste campeonato.

Leave a Reply