Triatlo de formação está de parabéns

Formação 2017Escola de Triatlo ruma às primeiras internacionalizações com vários atletas em destaque no fim de semana.

Bernardo Aguiar sagrou-se campeão nacional no grupo de idade 18-19 anos e Mariana Carvalho e Alexandre Silva classificaram-se mais uma vez dentro dos lugares de apuramento para o Campeonato da Europa de Triatlo Jovem, a realizar no próximo mês de julho.

O fim de semana da Escola de Triatlo iniciou com o Triatlo de Peniche, berço do triatlo nacional, e prova que é atualmente Campeonato Nacional de Grupos de Idade.

Bernardo Aguiar era o representante das águias, e não deixou ficar os créditos em mãos alheias, lutando até final pelo pódio absoluto da prova, e sagrando-se campeão nacional no seu grupo de idade – 18-19 anos, sendo 4.º classificado absoluto, atrás de dois atletas seniores e um sub23. Um pequeno atraso no segmento de natação deixou-o colocado no segundo grupo do segmento de ciclismo, mas um excelente segmento de atletismo, que apenas por escassos segundos não foi o melhor, trouxe o atleta de novo à frente da prova na discussão dos primeiros lugares.

Antes desta competição, realizou-se a segunda prova de observação para o Campeonato da Europa Jovem, onde o Sport Lisboa e Benfica alinhava com três atletas bem colocados para carimbarem um passaporte para a sua primeira internacionalização: João Protásio, Alexandre Silva e Mariana Carvalho.

Se as coisas não correram de feição a João Protásio, foi Alexandre Silva, já consagrado campeão nacional de duatlo em 2017, quem alcançou um resultado que o coloca nos selecionáveis para a sua primeira internacionalização, no Campeonato da Europa de Triatlo Jovem. O jovem triatleta benfiquista foi 3.º classificado absoluto, apesar de ser ainda juvenil e dos mais novos em prova.

Do mesmo modo, Mariana Carvalho, vice-campeã nacional de duatlo em 2017, conseguiu novo segundo lugar e estava felicíssima por dar mais um passo rumo a representar pela primeira vez a seleção nacional no Campeonato da Europa Jovem.

Já no domingo, a equipa rumou a Arripiado, para a realização da 6.ª Etapa do Campeonato Nacional Jovem, desta vez em formato de Aquatlo. Os jovens atletas benfiquistas continuam a demonstrar uma boa evolução no segmento de natação e alcançaram novo segundo lugar coletivo, com boas prestações, mas não o suficiente para ultrapassar uma mais numerosa equipa do Alhandra Sporting Clube. O Sport Lisboa e Benfica perde assim a liderança do campeonato, ocupando agora a segunda posição.

Em termos individuais, a equipa vai conquistando cada vez mais lugares de pódio em provas com este formato, estando em destaque David Teló (benjamim), que apenas fugiu aos lugares de pódio numa das competições e Cassilda Carvalho (infantis) triatleta que ainda não perdeu uma competição esta época.

No escalão de iniciados, o líder do ranking nacional, Francisco Protásio, carimbou a sua quarta vitória da época, reforçando a liderança do ranking, enquanto Catarina Moutinho nos femininos.

Nos juvenis, Alexandre Silva volta a vencer, e encontra-se a uma vitória de juntar o título de campeão nacional de Aquatlo ao título nacional de duatlo. Mariana Carvalho repetiu também o segundo lugar da véspera, reforçando a sua posição como vice-campeã nacional.

Na prova aberta, João Protásio, a participar por ser a sua terra natal, venceu sem problemas, perseguido apenas pelo colega de treino, Gonçalo Pedro, que vem dando também ele excelentes indicações.

Leave a Reply