Benfica é a 8ª equipa mais azarada nos sorteios da Champions

ng7509335Nisto do futebol, nomeadamente no que a provas a eliminar diz respeito – como a Liga dos Campeões ou Liga Europa -, por vezes um bom sorteio é meio caminho andado para o sucesso. Já se viu no passado, com equipas não-favoritas a vencerem a prova máxima de clubes da UEFA, mercê de ‘caminhos’ sem adversários de peso até à hora da glória. É certo que há sempre que vencer os jogos para conseguir lá estar, mas a sorte também joga. E, nesse aspeto, não há equipa na Europa com maior fortuna do que o Real Madrid. Pelo menos é isso que concluiu o ‘El Pais’, que esta terça-feira apresenta um estudo no qual analisa os sorteios da Champions desde 2003/04, ano em que, recorde-se, o FC Porto foi campeão europeu.

Para chegar a esta conclusão, o jornal espanhol analisou os sorteios dos últimos 13 anos, atribuíndo a cada equipa um ‘valor de força’, baseado no sistema de pontuação Elo, habitualmente utilizado no xadrez, que ordena os envolvidos com base nos resultados mais recentes à hora dos factos. Depois, analisando, por exemplo, um sorteio dos oitavos-de-final, as 16 equipas são ordenadas com base nessa ‘força’, definindo-se depois quem teve maior sorte e… azar. Nesse âmbito, o Real Madrid é claramente aquela que mais sorte teve, obtendo uma percentagem positiva de 22%, mais 12% do que o segundo colocado, o Atlético.

 Nesta análise, na qual entram 21 equipas – formações que tenham estado em, pelo menos, seis sorteios -, há espaço para duas portuguesas – Benfica e FC Porto -, sendo que ambas apresentam percentagens negativas, ou seja, de azar. O FC Porto é visto como sendo uma equipa com sorteios habitualmente mais simpáticos, ainda que tenha percentagem ligeiramente negativa (-2%), ao passo que o Benfica tem -9%, o que coloca os encarnados oitava equipa mais azarada nos sorteios.

No campeonato dos azarados, diga-se, não há equipa com menos sorte do que a Roma, que nisto dos sorteios tem uma impressionante percentagem de -30%. Em segundo surge o Arsenal (-19%) e depois PSV e Milan (-15%). Dos ‘gigantes’ da Europa, de referir que o Barcelona é aquele que é visto como tendo maior azar quando as bolas são colocadas a girar. É 7.º, com -10%.

Leave a Reply