Benfica já somou 9 títulos e a época ainda não acabou

Museu Cosme DamiãoAinda faltam vários meses para que a temporada 2016/17 finde, contudo, são já várias as conquistas nacionais de relevo levadas a cabo pelas equipas de Futebol e Modalidades de pavilhão.

Uma coisa é certa, há ainda muito por conquistar mas, para já, as vitrinas do Museu Benfica – Cosme Damião estão bem mais ricas. São oito os títulos conquistados pelas Modalidades e um pelo Futebol, nove até ao momento: a Taça Continental (Supertaça Europeia) no Hóquei em Patins; as Supertaças de Futebol, Andebol, Voleibol, Futsal feminino e masculino e Hóquei em Patins feminino; a Taça de Portugal e a Taça Hugo dos Santos (Taça da Liga) pelo Basquetebol.

Olhemos, então, modalidade a modalidade.

Comecemos pelo nosso Andebol! A equipa comandada por Mariano Ortega iniciou a época com a disputa da Supertaça. Frente à formação do ABC, as águias venceram por 25-24, numa partida disputada no Pavilhão Antoine Velge (Setúbal). Depois das conquistas em 1990, 1994, 2011 e 2013, eis a 5.ª Supertaça para o Clube.

Na Taça de Portugal, no dérbi dos quartos de final, o Sporting venceu o Benfica por 35-28. Neste momento, no que toca ao Campeonato Nacional, a equipa ocupa a 3.ª posição, isto quando já se joga a Fase Final – Apuramento do Campeão – da competição. Tudo em aberto.

Nas competições europeias, na EHF Cup, a uma jornada do final da Fase de Grupos, o SL Benfica mantém firmes as aspirações de seguir em frente para a fase seguinte.

O Basquetebol começou a época com a disputa da Supertaça. Frente ao FC Porto, o jogo exterior fez a diferença, com os azuis e brancos a vencerem o Troféu, por 84-70, num desafio disputado no Pavilhão dos Desportos de Vila Real.

Novo clássico e desta feita vitória para as águias. No Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital houve festa de basquetebol com a final da Taça Hugo dos Santos entre as equipas do Sport Lisboa e Benfica e do FC Porto. As águias foram melhores e ganharam por 77-60.

No último fim de semana nova conquista, com os comandados de Carlos Lisboa a erguerem a 22.ª Taça de Portugal do Palmarés. Frente ao CAB Madeira, no Pavilhão Multiusos de Gondomar, triunfo por 67-85.

No que concerne às competições europeias, O Benfica ultrapassou pela primeira vez a 1.ª fase da FIBA Europe Cup, quedando-se somente na 2.ª fase de Grupos da prestigiante competição.

Olhando para o Campeonato Nacional, tudo em aberto, com o SL Benfica a ocupar a segunda posição da classificação na 2.ª fase da prova.

Olhos postos no Futsal. A formação comandada por Joel Rocha iniciou a temporada com a Taça de Honra da AFL. A derrota por 3-2 frente aos Leões de Porto Salvo eliminou a equipa nas meias-finais.

Seguiu-se a Supertaça, com as águias a vencerem o Sporting, por 3-2, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé. Foi a 8.ª da história.

No Pavilhão Multiusos de Gondomar disputou-se a II edição da Taça da Liga em Futsal. Nos quartos de final as águias defrontaram o Fundão, tendo sido derrotadas, por 4-2.

Na Taça de Portugal, a equipa apurou-se para a Final8 da competição e no Campeonato Nacional, ainda na Fase Regular, os encarnados ocupam a 2.ª posição da geral.

Já o Futsal Feminino venceu a Taça de Hora da AFL, bem como a Supertaça e luta pelo Campeonato Nacional e Taça de Portugal.

Centremos atenções no Hóquei em Patins. Depois da derrota no Torneio Internacional do Porto e do adeus na final da Elite Cup, o SL Benfica também não foi feliz na Supertaça e acabou por ser derrotado pelo FC Porto.

Após um início complicado, o SL Benfica não tardou em virar a página e venceu – a duas mãos – o OC Bacelos, conquistando a terceira Taça Continental do palmarés.

No que toca a competições europeias, a equipa está em vantagem nos quartos de final da Liga Europeia, isto após vencer o HC Liceo, por 2-3, em Espanha, na 1.ª mão. A 2.ª mão joga-se este sábado na Luz…

Olhando para as competições internas, as águias ocupam o 2.º lugar no Campeonato Nacional. Na Taça de Portugal, os encarnados vão defrontar a Salesiana nos oitavos da prova.

O Hóquei em Patins feminino venceu a Supertaça, está na luta pelo Campeonato Nacional e pela Taça de Portugal e foi somente derrotado na meia-final da Taça Europeia.

No Pavilhão Multiusos de Viseu, a equipa de voleibol do Sport Lisboa e Benfica foi categórica e venceu na quadra a Fonte do Bastardo por 0-3, conquistando assim a 7.ª Supertaça do palmarés.

No que toca às competições europeias, os encarados despediram-se da Challenge Cup nos oitavos de final, tendo sido eliminados pelos franceses do Chaumont Volley-Ball.

Na Taça de Portugal, depois de uma caminhada irrepreensível, os comandados de José Jardim perderam na final frente ao SC Espinho. 3-0 foi o resultado no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Neste momento, e após 22 vitórias em 22 jogos na fase regular do Campeonato Nacional, o SL Benfica disputa com a Fonte do Bastardo uma vaga na Final do play-off do título. Os açorianos estão em vantagem (1-0), mas a eliminatória segue este fim de semana na Luz.

O Tricampeão Nacional iniciou a temporada como a tinha terminado… a ganhar! Na Supertaça, vitória, por 3-0, frente ao SC Braga, numa partida disputada no estádio Municipal de Aveiro.

Na Taça da Liga, as águias chegaram até às meias-finais da prova, tendo sido eliminadas pela formação de Moreira de Cónegos (3-1).

Na Liga dos Campeões, mais uma caminhada plena de vigor, com os encarnados a serem eliminados já nos oitavos de final pelo Borrusia Dortmund.

Neste momento, o Tricampeão luta pelo Tetra e pela Taça de Portugal. No Campeonato Nacional, a oito jornadas do final, o Benfica é líder, com 64 pontos. Na prova-rainha, depois da vitória na 1.ª mão das meias-finais, na Amoreira, 1-2, falta jogar a 2.ª mão para chegar ao objetivo Jamor.

Para além das Modalidades de Pavilhão e Futebol, destaque ainda para o Atletismo do Clube, que, entre outros, se sagrou Pentacampeão Nacional de Estrada em Masculinos, Campeão Nacional Masculino de Marcha em Estrada e Pentacampeão Nacional de Corta-Mato Curto em masculinos.

Nota final para a Supertaça em Râguebi feminino, com as nossas meninas a vencerem o Sporting, por 12-7, no Centro de Alto Rendimento de Rugby do Jamor.

Um Clube eclético que respira ambição… e títulos!

 

Leave a Reply