“Benfica Club Barcelona” – A opinião do portal catalão Sport

barcelona benfica‘Mes que un club’ ( ‘Mais do que um clube’), o slogan do FC Barcelona resume perfeitamente como é visto o clube catalão naquelas paragens. Além dos sucessos desportivos, o clube está a desenhar uma trajetória única desde o início do século XXI. Não só ao nível do jogo, mas também ao nível dos valores, métodos de trabalho, inovação tecnológica, formação e compromisso social, entre muitos outros.

O modelo do Barça, a receita tangível e intangível que está a dar ao clube, é cada vez mais uma referência a ser seguido por vários clubes de futebol e de outros desportos. Especificamente, há um que o portal espanhol coloca como estando na linha do que se faz em Barcelona: o Benfica.

O conjunto lisboeta, líder da Liga portuguesa de futebol e com presença assídua na Champions, está determinado a seguir os passos de Barça, especialmente em matéria de medicina desportiva: prevenção de lesões, monitoramento de desempenho, etc. Este facto é evidenciado pelo fato de que Lluis Til, um ex-médico do clube catalão, assumiu recentemente a direção médica do Benfica. Além disso, Til também é responsável pela coordenação da clinica do Benfica.

O tricampeão português mantém boas relações institucionais com o Barçelona e aproveitou a oportunidade para alinhar o seu projeto estrutural para o futebol e não só. Claro que é um projeto de longo prazo que requer um longo tempo para iniciar a colheita de frutos. Em qualquer caso, os ‘rivais’ europeus seguiram um modelo em quase tudo semelhante, significando que sendo os clubes que são, o caminho tem tudo para dar certo.

 

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply