Benfica assume despesas dos adeptos no Marcolino de Castro… mas até quando?

392545_galeria_feirense_x_benfica_liga_nos_2016_17_campeonato_jornada_24-jpgO Benfica foi condenado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol ao pagamento de um total 16 678 euros em multas, devido ao mau comportamento dos adeptos em Santa Maria da Feira, no jogo com o Feirense, que o Benfica ganhou por 1-0.

Do total, 7 650 euros são referentes ao “arremesso de objetos perigosos para dentro do terreno de jogo” – um petardo, que caiu junto do guarda-redes, tochas e uma cadeira – e 5 738 euros referem-se ao lançamento de “várias tochas incandescentes, que atrasaram o início do jogo”, e já no decorrer da partida, “várias tochas que provocaram a paragem do jogo por mais de um minuto”.

“A entrada pacífica de adeptos afetos ao Benfica no terreno do jogo para comemorar o golo” valeu uma multa de 765 euros e “o rebentamento de mais dois petardos e ativamento de tochas incandescentes ao minuto 88, 90, 91 e 92 pelos adeptos do Benfica”, ainda mais 2 525 euros a pagar à Liga de Clubes, conforme se pode ler no mapa de castigos divulgado na noite da última terça-feira.

Por outro lado, o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) abriu um processo disciplinar por incidentes ocorridos no jogo da I Liga. As tochas lançadas para o relvado por adeptos do Benfica atrasaram o início do jogo em cerca de cinco minutos e a queda de uma proteção da bancada aquando dos festejos do golo da vitória do Benfica (1-0) provocou ferimentos num repórter fotográfico.

O clube do distrito de Aveiro ainda está a avaliar os prejuízos causados, na receção de sábado ao Benfica, mas, ao que tudo indica, os encarnados vão cooperar na quase totalidade das reparações, que terão de ser feitas no estádio, de modo a que esteja pronto a receber o Chaves, na 26.ª jornada da I Liga.

Numa primeira fase, o clube detetou 56 cadeiras danificadas, além da estrutura de vidro, que cedeu na bancada poente, tendo levado vários adeptos encarnados a cair no relvado, durante os festejos do golo de Pizzi. Um repórter fotográfico ficou ferido, na sequência desse incidente, e recebeu tratamento no Hospital de S. Sebastião, na Feira.

Esta não foi a primeira vez que a receção ao Benfica provocou danos no Estádio Marcolino de Castro. Há quatro anos, na última vez que o clube esteva na I Liga, também quando o Benfica marcou, a vedação da bancada sul ruiu na intensidade dos festejos benfiquistas e o clube feirense teve de proceder a obras de restauro.

Perante reincidência dos adeptos das águias neste tipo de comportamento, essencialmente fora de portas, falta saber para quando uma ação rígida da SAD para combater estas situações. Para quando o acesso a imagens CCTV para identificar e punir os prevaricadores. Os valores pagos pelo Benfica em multas já serviriam concerteza para o clube apostar num sistema do género, e “matar” o problema de raíz. Quem prejudica o Benfica não pode ser considerado como um dos nossos, e como tal não tem de ser protegido.

Leave a Reply