Com a vitória 1-0 frente ao Feirense, no sábado, na Liga, o Benfica atingiu sete triunfos consecutivos na temporada e, graças à escorregadela da Juventus, que ontem empatou 1-1 com a Udinese, consolidou-se como o dono da maior sequência positiva entre os dez principais campeonatos do ranking da UEFA. O Manchester United, que poderia ter a mesma série dos encarnados, empatou 1-1 com o Bournemouth no sábado.
Hoje, nos principais centros, Sevilha, Besiktas e Angers são os clubes que mais se aproximam das águias. Espanhóis, turcos e franceses têm cinco vitórias seguidas. Na Alemanha, o Borússia Moenchengladbach é o mais embalado: quatro triunfos. Manchester City, em Inglaterra, Lázio e Milan, em Itália, têm três. Com duas vitórias estão Lokomotiv (Rússia), Gent (Bélgica) e Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev (Ucrânia).
Antes de baterem a equipa de Santa Maria da Feira, com golo salvador de Pizzi, os tricampeões já haviam superado Nacional (3-0, na Liga), Arouca (3-0, na Liga), Borússia Dortmund (1-0, na Champions), Braga (1-0, na Liga), Chaves (3-1, na Liga) e Estoril (2-1, na Taça de Portugal). A marca, recorde-se, foi iniciada depois de duas derrotas seguidas, ante Moreirense (3-1, na Taça da Liga) e Vitória de Setúbal (1-0, na Liga).
O grande responsável pela sequência de sete vitórias do Benfica é Mitroglou. Goleador isolado do Benfica na temporada, com 24 golos em 34 jogos, o grego balançou a rede nove vezes em seis duelos.
Uma vitória sobre o Borússia Dortmund, na quarta-feira, fora de casa, na segunda mão dos oitavos da Champions, garantirá, além do apuramento – um empate já garante a equipa na próxima fase -, a melhor série dos encarnados na época. Atingirá oito triunfos consecutivos e igualará a marca registada entre novembro e janeiro. Na ocasião, Sporting, Real, Estoril, Rio Ave, Paços Ferreira, Vizela e Vitória de Guimarães (duas vezes) foram as vítimas.
Vitória tem recorde de 11 êxitos
A cumprir a segunda temporada no comando no Benfica, Rui Vitória atingiu a melhor sequência na época passada, com 11 triunfos.
A marca foi registada entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016, tendo superado Rio Ave (3-1, na Liga), Nacional (1-0, na Taça da Liga), Vitória Guimarães (1-0, na Liga), Marítimo (6-0, na Liga), Nacional (4-1, na Liga), Estoril (2-1, na Liga), Oriental (1-0, na Taça da Liga), Arouca (3-1, na Liga), Moreirense (6-1, na Liga), Moreirense (4-1, na Liga) e Belenenses (5-0, na Liga).
Ao todo, marcou 36 golos e sofreu apenas sete. A série positiva foi encerrada no clássico com o FC Porto, na Liga; Mitroglou até abriu o marcador na Luz, mas Herrera e Aboubakar decretaram a vitória 2-1.