A transferência de Gonçalo Guedes do Benfica para o PSG por 30 milhões de euros não representou apenas mais um negócio milionário para os encarnados. Representou também a ultrapassagem da Academia do Seixal á Academia de Alcochete em termos de vendas de jogadores formados nos respetivos clubes.
Os dados baseiam-se no site “Transfermarket” que reúne todas as transferências do Futebol Europeu e que consagra a Academia do Benfica como a mais valiosa e mais lucrativa de Portugal ultrapassando o velho rival.
A Academia do Seixal já rendeu aos cofres encarnados cerca de 170 milhões de euros , mais 5 do que a de Alcochete (165). O FC Porto fica-se apenas pelos 70 milhões de euros no Olival.
Como se pode verificar no gráfico acima, a ultrapassagem do Benfica ao Sporting foi abrupta tendo a maioria das receitas “Made in Seixal” sendo adquiridas nas últimas temporadas em negócios como os de Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, André Gomes ou até o próprio Gonçalo Guedes.
O Sporting não conseguiu acompanhar o clube da Luz e nem a venda de João Mário por 40 milhões de euros ao Inter permitiu ao Sporting evitar a ultrapassagem encarnada.
Por seu lado, completamente estagnado está o FC Porto que não tem usado a formação para fazer negócios significativos.