As qualidades do médio de 19 anos, que atua no Real Massamá, despertaram o interesse dos emissários destes dois grandes do futebol português, que já estabeleceram os primeiros contactos com o clube do Campeonato de Portugal, tendo em vista a sua transferência.
A mudança do sul-africano para o Dragão ou para a Luz é um dado praticamente adquirido, restando apenas saber para qual dos emblemas é que vai.
Natural de Durban, na África do Sul, jogou a KZN Academy até 2016, quando surgiu o convite para uma aventura na Europa, mais concretamente em Portugal, acabando por se vincular ao Real Massamá.
De referir que, em novembro, a KZN Football Academy – o clube que o jogador representou antes de se mudar para Portugal – partilhou na sua conta de Facebook uma foto do jogador equipado à Benfica, durante uma semana à experiência no Seixal, testes nos quais o jovem jogador sul-africano se terá destacado.
Para além de FC Porto e Benfica, Thabo Cele despertou também a atenção da Gestifute, do empresário Jorge Mendes, que já garantiu o agenciamento do futebolista.