O Benfica contrariou a hegemonia do FC Porto nos últimos anos nas três tabelas, a que até Luís Figo já aludiu, e, numa final entre dois jogadores encarnados, jogada nas instalações do Famalicense Atlético Clube, em Famalicão, o setubalense Fernando Silva, de 56 anos, venceu o companheiro de equipa nas águias Mário Chaves por 40-31, e conquistou o 4.º Open Nacional de Carambola da época 2016/17 organizado pela Federação Portuguesa de Bilhar.
Berdadeira lança em África das águias, com Fernando Silva a eliminar Alípio Jorge (40-21, em 33 entradas, ou idas à mesa), o vice-campeão nacional, João Ferreira, por tangenciais 40-39 (31 entradas), e o campeão nacional, Rui Costa, a quem bateu por 40-34 em 31 entradas: três jogadores do FC Porto eliminados, a que juntou triunfo sobre o sportinguista José Correia (40-27, 29 entradas).
Uma proeza do bilhar encarnado, que, de resto, além dos dois finalistas, colocou também Vasco Gomes e Fernando Tomás nos oitavos de final, além do ineditismo de uma final – daquela que, a par do snooker, é a mais exigente das disciplinas e variantes do bilhar – entre dois jogadores do Benfica. Fernando Silva, acabou com média geral superior a 1.200, das melhores dos últimos anos.
De resto, bastará referir, para melhor se perceber do regozijo encarnado pelo feito, que o campeão nacional, Rui Manuel Costa (FC Porto), venceu o 1.º Open de Carambola da época da FPB, disputado nas instalações do Leixões, ao bater o seu companheiro de equipa nos dragões e vice-campeão nacional, João Ferreira, na final, por 40-26 (24 entradas).
E para não variar, os azuis e brancos voltaram a dominar o 2.ª Open de Carambola da presente temporada, jogado nas instalações do Clu B. E. com nova vitória de Rui Manuel Costa, por equilibradíssimos 40-38 (33 entradas) diante de outro seu companheiro de equipa no FC Porto, Santos Oliveira. O 5.º Open Nacional disputa-se no fim de semana de 23 a 26 do corrente mês.