Tempo de paragem na Liga Portuguesa de Basquetebol para a disputa de uma outra frente. Entre 2 e 5 de fevereiro, o Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital foi o palco escolhido para a 8.ª edição da prova, outrora designada por Taça da Liga.
Ora, o SL Benfica conta já com dez Troféus, quatro com a atual designação de Hugo dos Santos, as outras seis com a anterior denominação de Taça da Liga.
Objetivos para esta Final 8? Os de sempre! Jogo a jogo, vencer para conquistar mais um Troféu para o riquíssimo palmarés da Secção e enriquecer as vitrinas do Museu Benfica Cosme Damião.
No jogo 1 que inaugurou a competição, o SL Benfica defrontou o Sampaense… e entrada com tudo das águias, fortíssimas na intensidade e no jogo exterior, com o marcador a assinalar um 27-12 ao cabo do 1.º período.
A formação de Sampaio de Gramaços reagiu e respondeu da mesma moeda, com os triplos a sucederem-se para ambas as equipas.
Ao intervalo, 50-35, aqui com os muitos ressaltos encarnados ganhos a fazerem a diferença.
Na segunda metade, as águias continuaram a dominar as operações, chegando aos 72-51 (3.º período), face a um Sampaense – digno e que nunca deixou de acreditar – e que valorizou a vitória final.
No derradeiro período, os encarnados dispararam no marcador e venceram por expressivos 92-59. Justíssimo!
Carlos Lisboa fez alinhar de início o seguinte cinco: Mário Fernandes, Carlos Morais, João Soares, Damian Hollis e Raven Barber.
Marcadores: Damian Hollis (17), Carlos Morais (15), João Soares (15), Nicolas dos Santos (12), Raven Barber (9), Mário Fernandes (9), Nuno Oliveira (6), Tomás Barroso (5), Carlos Andrade (2) e Sérgio Silva (2).
Na meia-final, agendada para as 15h30 de sábado, no mesmo local, o SL Benfica defronta o vencedor do encontro entre Galitos e Ovarense, que se disputa ainda esta noite.
O conjunto do Barreiro, que vinha a surpreender na LPB e tinha inclusivamente vencido o Benfica em dezembro do ano passado, sofreu quatro derrotas consecutivas no início de 2017. Já a Ovarense perdeu com os encarnados já este ano – 8 de janeiro – em Ovar.
Referir que as outras equipas participantes na competição são o FC Porto, o Illiabum, o Vitória de Guimarães e a Oliveirense.