Depois de Rui Vitória, antes do jogo de domingo, ter garantido que o avançado Gonçalo Guedes seria convocado para defrontar o Tondela, foi estranho ver o jogador na bancada. Na verdade foi convocado mas ficam sempre um ou dois jogadores da convocatória na bancada. O treinador português achou por bem ser o Gonçalo, porque “não tinha que jogar este jogo”.
Obviamente toda a imprensa associa esta ausência surpreendente dos 18 que foram para jogo, com o facto do Benfica ter o internacional português em fase adiantada de negociação para a sua transferência, e por isso pretender assegurar a sua integridade física.
Vamos então a nomes. Os principais destinos para Gonçalo Guedes serão o AS Mónaco de Leonardo Jardim, e o Manchester United de José Mourinho. Também já se ouviu falar do Paris Saint-Germain e uma preferência do atleta benfiquista por este emblema. Foi mesmo o próprio técnico parisiense, Unai Emery, quem afirmou que existe o interesse do PSG nos serviços de Gonçalo Guedes: “Gonçalo Guedes é um bom jogador, capaz de jogar nas alas e no meio. É um jogador que seguimos, tal como muitos outros. É um jogador que irá crescer muito no futuro. Todos os bons jogadores interessam ao PSG e Gonçalo Guedes é um deles. É alguém que temos a possibilidade de contratar.”
Numa coisa toda a imprensa tem sido coincidente. Os valores mencionados para a transferência se dar, fixam-se nos 30 milhões de euros. Metade da cláusula de rescisão tabelada nos 60 milhões.
Talvez possamos excluir os Red Devils, uma vez que estes a nivel de mercado estão sempre nas intenções, mas acabam sempre por perder a corrida ou desistir. Desta forma, muito provavelmente a viagem deverá ser para França… ou para o Algarve para disputar a “final-four” da Taça da Liga.
Nuno Alexandre Costa