Dados desatualizados da UEFA deixam carneirada aos pinotes

uefa-champions-league-sl-benfica-vs-bayern-muniqueSaiu esta quinta-feira em vários órgãos de imprensa nacional a notícia de que o Benfica teria a segunda maior dívida da Europa no que ao futebol diz respeito.  Como imprensa sensacionalista que só existe em Portugal, onde nem sequer optam por ler tudo ou averiguar da veracidade dos factos, lançam a notícia tipo “bomba” para obter muitos “cliques” na web ou para aceder a pedidos de certos departamentos de comunicação dos rivais. A verdade é que resultou de certa forma, a ver pela reacção da já apelidada “carneirada”, que não tardou a dar pinotes de alegria e a delirar de forma jocosa.

A informação não podia ser mais desactualizada ou sequer completa. Na verdade é bem descontextualizada. Os dados apresentados num bonito ficheiro em formato PDF, disponível no portal da UEFA, são no entanto relativos a 2015, apresentados no final de 2014, e relativos à temporada de 2014/2015. Mais. Os valores são apenas contabilizados tendo em conta apenas as vendas de  de alguns jogadores, como forma de receita. Quando é sabido que existe muita mais facturação para além dessa via. Nessa temporada o clube registou um saldo lucro de 7,1 milhões de euros tendo em termos de vendas o clube facturado 186 milhões de euros. Quem em Portugal factura tanto?

Quem quisesse saber das contas, bastava ler o último “Relatório e contas” da SAD encarnada. Neste, o Benfica registou um lucro de 20,4 milhões de euros no exercício relativo à época 2015/16 e apresentou ainda um recorde de receitas de 211,9 milhões de euros da SAD. Sendo que as contas do grupo Benfica também apresentam novos máximos de receitas, no valor de 336,6 milhões de euros. Números nunca vistos em Portugal por qualquer outro clube. Talvez nem Sporting e FC Porto juntos.

Mas afinal qual era a finalidade da UEFA? tentar divulgar eventuais contas negativas dos clubes? Estará O Manchester United em maus lençóis uma vez que apresenta 536 milhões de dívida relativos ao mesmo exercício, ou seja 200 acima do Benfica? Bem, a UEFA apenas quis salientar o trabalho feito ao nível do “fair-play” financeiro, tendo sido parte importante na redução do endividamento dos clubes. Facto que também aqui apenas se ouviram preocupações acerca de Sporting )o de Lisboa) e FC Porto. O Benfica nunca foi motivo de preocupação por parte da UEFA.

Os encarnados aliás até já reagiram com a habitual serenidade de quem nada tem a se preocupar: “O Benfica não está preocupado nem tem muitos comentários a fazer.A SAD tem feito um trabalho profundo de redução de dívida nos últimos anos e a UEFA não considerou os valores das transferências para chegar ao rácio da dívida. O facto de não ter havido necessidade de reconstrução da dívida, ao contrário de outros clubes, demonstra a solidez da recuperação financeira.”

Nuno Alexandre Costa

 

Leave a Reply