Candidato à presidência do Vit. Setúbal dá Benfica como referência na formação

380035_galeria_benfica_x_vizela_taca_ctt_2016_2017_fase_de_grupos_grupo_d-jpgO Vitória de Setúbal vai a votos, e Mauro de Almeida está entre os candidatos à presidência do clube vitoriano. A tradição que os sadinos têm na formação, sofreu um revés depois da construção por parte de Benfica e Sporting das suas academias na margem sul do Tejo. Outrora “feeding ground” do Vitória.

Os tempos passam e as sucessivas direções de clube pouco conseguiram para modernizar as infraestruturas do clube, mormente as que à formação diz respeito. Depois, os jovens crescidos na margem sul começaram a rumar às academias dos dois grandes de Lisboa.

Mauro de Almeida acredita no entanto que há margem para formar, desde que com condições estruturais para isso, pois Benfica e Sporting não ficarão com todos os jogadores. Dá mesmo o exemplo de André Horta. Vai ainda mais longe, colocando o Seixal como o objetivo primordial dos jovens futebolistas em detrimento de Alcochete. Vale no entanto a pena ler uma pergunta colocada pelo jornal “Record”:

Pergunta: De que forma é que o V. Setúbal pode rivalizar com Sporting ou Benfica, clubes que estão sediados na região e serão mais atrativos?

Resposta: Tanto o Sporting como o Benfica não podem ter todos os jogadores. Há pouco tempo nós tivemos o caso do André Horta que foi dispensado do Benfica e veio para o Vitória e foi aqui que se evidenciou. Por isso, nós ficando com as segundas linhas, já vamos conseguir , de certeza absoluta, criar jogadores. Com todo o respeito por Benfica e Sporting, que é verdade que formam jogadores, mas não conseguem agregar todos. Nós ficando com outros jogadores, acredito que iremos conseguir [captá-los]. Falando noutra situação, se o Vitória começar a apostar na formação, são os próprios jogadores e os próprios empresários que querem ter os jogadores num clube que aposta nesses formandos. Era o que acontecia há pouco tempo no Sporting e agora a situação inverteu-se a favor do Benfica que aposta mais nos miúdos. Se calhar, os próprios pais querem que eles vão para o Benfica ao invés do Sporting.

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply