Esta quarta-feira hou ve reunião entre o Conselho de Arbitragem e os clubes. Para esclarecer alguns dos últimos lances que lançaram o clima de discórdia e deswconfiança na arbitragem dos últimos jogos, e que motivaram a “choradeira” organizada dos adversários diretos do Benfica ao título, os árbitros disponibilizaram alguns documentos, videos e imagens para melhor explicarem.
Existia a necessidade urgente de com os tais desenhos esclarecer decisões sobre lances de supostas mãos-na-bola, que originaram o ruido dos últimos dias.
Entre vários lances analisados e apresentados aos clubes, mas também tornados públicos, estão os de Pizzi e Nélson Semedo, ajuizados pelo árbitro Jorge Sousa no derbi entre Benfica e Sporting, e que suscitaram fortes críticas por parte dos leões.
Para o Conselho de Arbitragem, o lance de Pizzi no derbi revela uma «acção involuntária e acidental pelo que a mesma não constitui infração». Em relação ao lance em que o Sporting reclama grande penalidade por mão na bola de Nélson Semedo, o CA considera que é «lance difícil e de dúvida».
Entre vários outros lances está igualmente um no Chaves-FC Porto, que ditou a eliminação do dragão da Taça de Portugal. «Esta ação constitui infração», conluiu o CA.
Já agora, e depois das imagens acima, aqui ficam os desenhos apresentados aos clubes.
Nuno Alexandre Costa