Benfica goleia Vizela e fica a 1 ponto da “Final-Four” da Taça da Liga

380057_galeria_benfica_x_vizela_taca_ctt_2016_2017_fase_de_grupos_grupo_d-jpgO detentor do título da Taça da Liga derrotou esta noite o modesto Vizela, da 2ª Liga por 4-0, e fica a um ponto apenas de passar à “Final-Four” da competição. O Benfica beneficia do empate caseiro do Vitória de Guimarães em casa com o Paços de Ferreira (2-2) e fica basta-lhe assim um empate no Estádio Dom Afonso Henriques para carimbar o apuramento (veja o resumo aqui).

Rui Vitória apresentou um onze com várias novidades. André Almeida derivou para a direita em detrimento de Nélson Semedo, e o jovem Yuri Ribeiro alinhou na faixa esquerda. No centro Jardel e Lisandro López deram conta do serviço, com o brasileiro a capitanear na ausência de Luisão.

Sem Fejsa, foi a vez de Samaris ocupar o setor mais recuado do meio campo, a apoiar o incansável Pizzi. Já nas laterais, os pouco utilizados André Carrillo (cumpriu os 90 minutos pela 1.ª vez desde que representa o Benfica) e Zivkovic jogaram a titular nas alas esquerda e direita respetivamente.

A grande notícia talvez para a maioria dos benfiquistas, foi a titularidade do artilheiro Jonas, que não defraudou as espetativas dos presentes, e bisou na partida. O seu companheiro na frente foi o grego Kostas Mitroglou que abriu a contagem ainda na primeira parte (26′) de cabeça. Golo esse que foi mesmo o único antes do intervalo.380045_galeria_benfica_x_vizela_taca_ctt_2016_2017_fase_de_grupos_grupo_d-jpg

O segundo tempo começou com os encarnados a chegarem ao golo da tranquilidade, por intermédio do inevitável Lisandro López de cabeça após canto convertido por um endiabrado Zivkovic. O homem dos cantos esta noite.

Mas o momento da noite viria a acontecer entre os minutos 57 e 60. Jonas, o quinto maior goleador da Europa de 2016, fez dois golos e regressou aos golos após longo período de lesão. E logo a dobrar.

Faltava dizer que Ederson foi um espetador atento ao desenrolar da partida, tendo apenas recebido um “passe” de um adversário em todo o encontro e já na fase final da partida.

Uma palavra ainda para talvez o homem do jogo. Numa noite que foi também de Jonas, pelo regresso aos golos e à titularidade no Benfica, foi o jovem sérvio Zivkovic a brilhar e de que maneira. Bem se pode dizer que o extremo de 20 anos contratado neste último verão ao Partizan Belgrado fez um hattrick. Só que de assistências. Mitroglou, Lisandro e depois Jonas foram os beneficiados dos cruzamentos teleguiados, e até poderiam ter sido mais não fossem as oportunidades falhadas pelas águias. As três assistências são mesmo um recorde no reinado de Rui Vitória. Nenhum outro jogador encarnado ainda o tinha feito.380054_galeria_benfica_x_vizela_taca_ctt_2016_2017_fase_de_grupos_grupo_d-jpg

Esta foi a 13.ª vitória consecutiva do Benfica na Taça da Liga e 41.º jogo consecutivo do Benfica sem perder nesta mesma competição. No geral das provas onde estão envolvidos, os encarnados somas a 6.ª vitória consecutiva do Benfica, igualando o seu melhor registo da temporada.

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply