As águias que voaram mais alto em 2016

festaestadio6O ano de 2016 que agora finda, foi repleto de triunfos nas diversas modalidades. Ora ao serviço do Benfica, ora com as cores nacionais, foram vários os atletas e equipas que se notabilizaram com títulos pelas diversas modalidades. O TERCEIROANEL.BLOG destaca aqui aqueles que enriqueceram ainda mais a sala de troféus do museu Cosme Damião.

Futebol

No primeiro ano de Rui Vitória, muitos foram os que colocaram em dúvida as capacidades do novo treinador em fazer esquecer Jorge Jesus. O resultado não podia ter sido melhor. Campeão nacional, vencedor da Taça da Liga, ficou entre os melhores oito da Liga dos Campeões, afastados apenas pelo Bayern Munique numa luta acesa até ao último apito, e arranque de nova temporada com a conquista da Supertaça Cãndido Oliveira. São atualmente líderes da classificação e são a única equipa presente em todas as frentes.

A nível de seleção, Renato Sanches e Eliseu foram campeões europeus, a juntar ao novo reforço encarnado. Rafa Silva.

Judo

thumbs-web-sapo-iosrgiDepois de recuperar sensacionalmente de uma grave lesão. Telma Monteiro ainda foi a tempo de estar presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo mesmo a única atleta a trazer uma medalha para Portugal. para o caso, a medalha de bronze conquistada num combate de sofrimento para superar nova lesão.

Telma Monteiro terminou o ano consagrada como a melhor atleta do ano para o Comité Olímpico Português.

Hóquei em Patins

Hóquei em Patins: Sporting vs BenficaTalvez o maior feito do Benfica esta temporada. A equipa sénior dos encarnados foi apenas Bicampeão nacional, Campeão da Europa e vencedor da Taça Continental. Nos femininos fomos igualmente campeões nacionais.

Nas seleções nacionais, novo triunfo para alguns dos nossos atletas. Diogo Rafael e João Rodrigues estiveram em destaque na equipa das quinas, no título de Campeões da Europa.

Andebol

supertaca-2016Numa equipa formada com muita juventude vinda da academia benfiquista, os nossos andebolistas fizeram uma temporada muito boa, ficando a pouco da perfeição. Depois de vencerem a Taça de Portugal na final ao Sporting, perdem apenas para o ABC o título de campeões nacionais e a Taça Challenge. A Supertaça ficou ainda conquistada pelo Benfica.

Futsal

futsal-feminino-sl-benifca-3-0-sportingOs nossos futsalistas lograram conquistar a Supertaça, tendo ainda sido vice-campeões nacionais e finalistas da Taça de Portugal. A nível de seleções, Bebé e Bruno Coelho ajudaram a equipa das quinas a chegar às meias-finais do campeonato do mundo.

Voleibol

13062454_1133280006702456_4962046388185574241_nConquistada a Taça de Portugal e Supertaça. Apenas ficaram a dever o título de campeões nacionais tendo perdido na final para o Fonte Bastardo.

Rugby

api-slbenfica-ptA equipa feminina de Sevens fez a dobradinha ao conquistas o título nacional e ainda a Taça de Portugal.

 

Foram portanto bastantes os títulos alcançados pelo Benfica neste ano de 2016, embora ainda longe do feito do ano transacto, onde praticamente fomos campeões em quase tudo e em quase todas as modalidades mais relevantes. O trabalho ao nivel da formação está a dar agora os seus frutos não só no futebol, como em todas as modalidades. O lema “Formar a ganhar” nunca fez tanto sentido como agora. O ano de 2017 espera-se de grandes sucessos, e o trabalho está já a ser feito com a melhoria de condições (ainda melhores) para diversas modalidades. A juntar a mais campos de treinos para o futebol de formação, o Rugby também terá finalmente espaço próprio em instalações das águias. O projeto olímpico está forte e reforçado com mais modalidades como a introdução do Taekwon-do. A aposta no patrocínio em desportos Auto é também já uma realidade. O Benfica é grande e está ainda a crescer. Altos voos se esperam para a águia em 2017 e diante.

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply