Jovens craques procuram Benfica para aprender e promoverem carreira.

imagesOs últimos exitos do Benfica na promoção e valorização de jovens valores no mundo do futebol, com as incríveis transferências para os mercados mais aliciantes do ponto de vista financeiro e também desportivo, explicam a mudança de paradigma realizado no no clube da Luz.

Quem não se recorda de épocas mais tenebrosas, onde os problemas financeiros teimavam em persistir, após várias gestões ruinosas no passado? Nessa altura a dificuldade era em conseguir convencer os melhores atletas a virem para o Benfica, quanto mais jovens valores de outras paragens para se valorizarem. O Benfica era um “cemitério” de treinadores e de muitos jogadores. A formação era desaproveitada e estava longe dessa categoria.

Os tempos agora são outros. Com uma academia do melhor que há no mundo, dinamizada agora ainda mais com a entrada de Rui Vitória para o lugar de Jorge Jesus, os jovens criados no Seixal sabem que se trabalharem e se se aplicarem, poderão ter uma chance de chegar à equipa principal, ou ter ainda ainda assim uma carreira digna. Craques como André Gomes, Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Gonçalo Guedes e Renato Sanches, são a imagem disso mesmo.

É precisamente o trabalho desenvolvido no Caixa Futebol Campus, e os valores altos das transferências e para grandes mercados europeus, que atrai precisamente jovens de outros campeonatos e continentes. O sonho europeu e de aprender com os melhores, é garante de uma carreira de excelência, e muito provavelmente de obtenção de um contrato chorudo ou uma grande carreira.image_48

Janeiro está a chegar, e com ele a abertura do mercado de inverno. Se já se ouvem falar em milhões para eventuais saidas, não é menos verdade que a prospeção encarnada já prepara outros nomes para promover para o futuro.

O médio sérvio Nemanja Maksimovic foi oferecido ao Benfica por um grupo de empresários, mas o futuro do jovem campeão do mundo sub-20 não deve passar pela Luz. Na verdade, as águias têm alguns nomes no Seixal para essa posição Gedson Fernandes, João Carvalho e André Horta), e assim o investimento não é visto como necessário. na verdade, até poderia ser inibidor para os portugueses de vingarem, se é que não podem mesmo chegar a patamar acima do sérvio.

Uma viragem para o mercado colombiano, culminada com o protocolo assinado com o clube histórico do Milionários, vai permitir a vinda de jovens destas paragens. Na calha estão para já dois promissores futebolistas. O defesa/médio direito Simón Ramírez, de 18 anos, ao Huachipato, por 700 mil euros, e Christian Arango, avançado colombiano de 21 anos. Se o defesa deve vir já para reforçar a equipa orientada por Hélder Cristóvão, o avançado fica para já emprestado ao Milionários, como forma de provar o seu valor num clube maior. Arango chega do Envigado diretamente para o Milionários.

Ramírez já leva 14 partidas na atual temporada ao serviço do emblema chileno e foi peça fundamental na qualificação da seleção para a Taça Sul-Americana de sub-20 que está prestes a iniciar-se. No entanto, o jovem de 18 anos não vai ser utilizado na fase final por pedido expresso do Benfica, segundo as notícias avançadas na imprensa chilena. Já Arango, o Benfica terá assegurado 90 por cento do passe e emprestado ao Milionários, ficando, por isso, com os direitos do jogador.

E assim se vai trabalhando no ninho da águia.

Nuno Alexandre Costa

Leave a Reply