Apanhou de surpresa alguns benfiquistas, e talvez até muitos sportinguistas a inclusão de Rafa no onze em detrimento de Franco Cervi. Curiosamente dois jogadores que estiveram nas cogitações dos leões, e que em ambos os casos o Benfica levou a melhor no mercado do passado defeso.
O trunfo lançado pelo mister Rui Vitória, revelou-se ter sido uma aposta ganha, e que permitiu ao Benfica ganhar o jogo. Aproveitando a sua velocidade e técnica sempre com mira apontada à baliza adversária, o extremo português dos encarnados esteve mesmo na assistência para o primeiro golo após conclusão de Sálvio.
Não havia volta a dar. Rafa foi mesmo eleito pelos benfiquistas no site do Facebook oficial do clube, o melhor em campo e o homem do jogo. Também poderíamos estar a falar de Ederson, que mais que uma vez adiou o golo dos leões. Mas Rafa foi de facto o desiquilibrador deste dérbi. Na entrega do prémio perante as cameras da Benfica TV, o atleta campeão europeu era um homem satisfeito com a vitória e o seu desempenho: “É sempre bom receber prémios, mas o importante é a vitória da equipa e eu ter podido ajudar a conseguirmos o triunfo. Sabíamos que ia ser um jogo difícil, o Sporting tem uma boa equipa, mas nós também temos e batemo-nos bem”.
Nuno Alexandre Costa